Conexões extramatemáticas na formação inicial de docentes

  • Yuly Vanegas Universidade de Barcelona
  • Joaquin Giménez Universidade de Barcelona
Palavras-chave: Conexões, Formação de professores, Educação Matemática

Resumo

O objetivo deste artigo é mostrar as conexões que futuros professores do Ensino Fundamental utilizam no planejamento de sequências didáticas para o ensino de Matemática. Uma observação etnográfica participante é feita para caracterizar o tipo de conexões extradisciplinares consideradas. A análise feita nos permite afirmar que os futuros professores valorizam o uso de contextos reais, como motivadores e geradores deconhecimento matemático, embora os desenvolvimentos nem sempre sejam justificados epistemicamente. Verificamos uma dificuldade em considerar as conexões metafóricas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yuly Vanegas, Universidade de Barcelona

é professora associada do Departamento de Educação Linguística e Literária, e Didática de Ciências Experimentais e da Matemática da Universidade de Barcelona, Espanha.

Joaquin Giménez, Universidade de Barcelona

é professor catedrático do Departamento de Educação Linguística e Literária, e Didática de Ciências Experimentais e da Matemática da Universidade de Barcelona, Espanha.

Publicado
2018-12-13
Como Citar
Vanegas, Y., & Giménez, J. (2018). Conexões extramatemáticas na formação inicial de docentes. Estudos Avançados, 32(94), 153-169. https://doi.org/10.1590/s0103-40142018.3294.0012
Seção
Ensino de ciências