Etnomatemática, justiça social e sustentabilidade

  • Ubiratan D’Ambrosio Universidade Anhanguera de São Paulo
Palavras-chave: Etnomatemática, Justiça social, Sustentabilidade, Gaiolas epistemológicas

Resumo

O Programa Etnomatemática será apresentado como um programa de pesquisa sobre conhecimento e comportamento humanos, tendo como foco principal História e Filosofia da Matemática em diversas culturas e suas implicações pedagógicas. São dados exemplos de pesquisa recente sobre Etnomatemática e será feita uma discussão sobre justiça social e o estado do mundo e sustentabilidade. Será mostrado como a Etnomatemática pode contribuir para fazer face às ameaças à sustentabilidade e colaborar para evitar o que pode ser um colapso da civilização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ubiratan D’Ambrosio, Universidade Anhanguera de São Paulo

é doutor em Matemática pela Universidade de São Paulo, professor emérito da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Anhanguera de São Paulo (Unian) e professor credenciado dos Programas de Pós-Graduação em História da Ciência da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Publicado
2018-12-13
Como Citar
D’Ambrosio, U. (2018). Etnomatemática, justiça social e sustentabilidade. Estudos Avançados, 32(94), 189-204. https://doi.org/10.1590/s0103-40142018.3294.0014
Seção
Ensino de ciências