Jovens do Ensino Médio e participação na esfera escolar: um estudo transnacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2020.3499.019

Palavras-chave:

Participação cívica e política, Jovens estudantes, Ensino secundário, Cidade

Resumo

Em diálogo com a produção do conhecimento elaborado pelas áreas da Sociologia e da Educação sobre as relações dos jovens-estudantes do Ensino Médio da atualidade com mecanismos institucionais e não institucionais de participação, o artigo apresenta uma análise crítica sobre os modos como esses sujeitos atribuem sentidos à própria atuação cívica e política e engajamento em ações coletivas, no interior do mundo escolar. O texto fundamenta-se em resultados de estudo colaborativo realizado por equipes de pesquisadores de cinco universidades ibero-americanas que dialogaram com estudantes do ensino secundário, localizadas em São Paulo-USP/UFSCar, Buenos Aires-UBA, Cidades do México/Oaxaca-UNAM, Madrid-UCM e Barcelona-UB. Apresentam-se reflexões sobre as formas de participação estudantil-juvenil nesses diferentes contextos escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilia Pontes Sposito, Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

Marilia Pontes Sposito é professora emérita da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, docente Sênior do Programa de Pós-Graduação em Educação da FEUSP. @ – sposito@usp.br / https://orcid.org/0000-0001-9967-1397

Elmir de Almeida, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Elmir de Almeida é professor doutor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP e do Programa de Pós-Graduação em Educação da FFCLRPUSP. @ – elmir@ffclrp.usp.br / https://orcid.org/0000-0002-7567-8356.

Felipe de Souza Tarábola, Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

Felipe de Souza Tarábola é professor de Sociologia na Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar-Sorocaba. @ – fst@usp.br / http://orcid.org/0000-0001-7560-6814.

Downloads

Publicado

2020-08-09

Como Citar

Sposito, M. P., Almeida, E. de, & Tarábola, F. de S. (2020). Jovens do Ensino Médio e participação na esfera escolar: um estudo transnacional. Estudos Avançados, 34(99), 313-332. https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2020.3499.019

Edição

Seção

Retrato da Juventude