Cidade, arte e criação social: novos diagramas de culturas juvenis da periferia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2020.3499.022

Palavras-chave:

Juventude, Arte, Redes sociais digitais, Criação, Cultura de rua

Resumo

Embora estudos apontem, cada vez mais, a ampliação de índices da denominada juventude “nem, nem, nem” (nem estuda, nem trabalha, nem pretende voltar a trabalhar e estudar) e a intensificação de sua inserção em facções e rotas do tráfico na paisagem das metrópoles, paradoxalmente observa-se um incremento de experiências juvenis criativas que emergem da vivência das ruas e da formação de coletivos de periferia. Práticas culturais de origem diversa atravessam lugares materiais e digitais, mobilizando entre jovens múltiplos fazeres: organização de saraus, produções audiovisuais realizadas por meio de celulares, formação de coletivos de arte, inserção em grupos de teatros de rua, dentre outros. Contrariando caminhos normativos mediados pela via institucional escola/trabalho e sob um efeito de “táticas desviacionistas” (De Certeau), essas juventudes parecem condensar signos inventariados pelas mídias com repertórios concernentes a estéticas, jeitos e linguagens pactuados nas culturas de rua. Este artigo pretende, assim, discorrer acerca da experiência exemplar de produção do seriado La Casa d’uz Vetin, produzido por influenciadores digitais da periferia, destacando novos diagramas de criatividade e práticas emblemáticas das juventudes contemporâneas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glória Diógenes, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Glória Diógenes é professora titular do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), bolsista de Produtividade do CNPq e coordenadora do Laboratório das Artes e das Juventudes (Lajus). @ – gloriadiogenes@gmail.com / http://orcid.org/0000-0002-7494-8553

Downloads

Publicado

2020-08-09

Como Citar

Diógenes, G. (2020). Cidade, arte e criação social: novos diagramas de culturas juvenis da periferia. Estudos Avançados, 34(99), 373-389. https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2020.3499.022

Edição

Seção

Retrato da Juventude