Desnutrição e práticas pré-escolares de leitura e escrita

Autores

  • Sandra Maria Sawaya USP; Faculdade de Educação; Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação

Palavras-chave:

Desnutrição, Práticas de leitura e escrita, Pré-escola, Fracasso escolar

Resumo

O presente artigo procura dar conta de alguns dos resultados de uma pesquisa realizada com um grupo de treze crianças de três a cinco anos em uma instituição de educação infantil que atende crianças com desnutrição primária. Um dos objetivos do estudo foi verificar que relações e práticas de leitura e escrita se desenvolvem entre esse grupo de crianças e seu professor na pré-escola. Os dados obtidos corroboram estudos que apontam a necessidade de revisar os pressupostos das políticas educacionais de que as crianças de camadas populares trazem para a instituição de ensino problemas de aprendizagem devido a atrasos no desenvolvimento linguístico e cognitivo em decorrência da ausência de práticas de leitura e escrita em seu universo sociocultural.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2013-01-01

Edição

Seção

Nutrição e Pobreza

Como Citar

Sawaya, S. M. (2013). Desnutrição e práticas pré-escolares de leitura e escrita. Estudos Avançados, 27(78), 89-102. https://revistas.usp.br/eav/article/view/68680