Formação profissional no Brasil: revisão crítica, estágio atual e perspectivas

Autores

  • Tarcisio Patricio de Araujo Universidade Federal de Pernambuco
  • Roberto Alves de Lima Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

O artigo apresenta uma revisão crítica da experiência de qualificação profissional no Brasil, examinado o presente estágio da política de formação profissional, e são consideradas perspectivas. O atual padrão educacional restringe o avanço da formação profissional da força de trabalho e os números da qualificação profissional no país se contrapõem aos resultados obtidos. Escassez de trabalhado qualificado e restrições ao funcionamento da formação escolar básica como requisito para adequada inserção ocupacional do indivíduo são questões-chave. Busca efetiva de avanços na qualidade da educação e redefinição do sistema de formação profissional da força de trabalho condicionam metas de elevação da taxa de crescimento da economia. Infelizmente, não se percebem ações concretas dirigidas a tais propósitos, o que condena o país a conviver, no médio prazo, com importantes restrições a avanços em produtividade do trabalho e em competitividade da economia; mantido tal panorama, eventual elevação da taxa de crescimento da economia continuará sendo restringida pela insuficiência de força de trabalho qualificada - cenário aparentemente mais provável.

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Publicado

2014-08-01

Edição

Seção

Trabalho, Emprego e Renda

Como Citar

Araujo, T. P. de, & Lima, R. A. de. (2014). Formação profissional no Brasil: revisão crítica, estágio atual e perspectivas . Estudos Avançados, 28(81), 175-190. https://revistas.usp.br/eav/article/view/83901