Desnutrição e baixo rendimento escolar: contribuições críticas

Autores

  • Sandra Maria Sawaya Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação; Departamento de Filosofia e Ciências da Educação

Palavras-chave:

Desnutrição, Problemas de aprendizagem, Camadas populares, Baixo desempenho escolar

Resumo

O ARTIGO traz algumas contribuições da psicologia às reflexões sobre desnutrição e baixo rendimento escolar, a partir da análise de certas afirmações acerca das causas e conseqüências da desnutrição para o desenvolvimento infantil e a escolarização das crianças de classes populares. Analisa as suposições de que o baixo rendimento escolar de grande parcela dos alunos no Brasil teria como uma das suas explicações principais a desnutrição atual ou pregressa, o que supostamente levaria a deficiências cognitivas e lingüísticas, prejudicando a aprendizagem. O artigo discute ainda as metodologias de investigação e as análises que resultaram nessas conclusões. Finalmente, traz resultados de pesquisa que mostram a necessidade de revisão desses pressupostos, os quais continuam a orientar políticas e práticas educacionais e de saúde, o que inviabiliza a solução dos problemas escolares.

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Publicado

2006-12-01

Edição

Seção

Alimentação e Educação I

Como Citar

Sawaya, S. M. (2006). Desnutrição e baixo rendimento escolar: contribuições críticas . Estudos Avançados, 20(58), 133-146. https://revistas.usp.br/eav/article/view/10185