Ensino e aprendizagem de Física no Ensino Médio e a formação de professores

Autores

  • Anna Maria Pessoa de Carvalho Academia Paulista de Educação
  • Lucia Helena Sasseron Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.1590/s0103-40142018.3294.0004

Palavras-chave:

Ensino de Física, Ensino Médio, Formação de professores, Práticas investigativas e argumentativas

Resumo

Neste artigo, apresentamos e discutimos questões necessárias para o planejamento e a implementação de aulas de Física em que o foco está duplamente colocado sobre o ensino e sobre a aprendizagem. Destacamos o papel das práticas investigativas e argumentativas como essenciais para a abordagem da Física em sala de aula. Apresentamos conhecimentos necessários que o professor de Física precisa considerar em sua atividade profissional e destacamos algumas ações que podem ser realizadas em formação inicial.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Anna Maria Pessoa de Carvalho, Academia Paulista de Educação

    é professora titular aposentada da Faculdade de Educação da USP. Membro da Academia Paulista de Educação.

  • Lucia Helena Sasseron, Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

    é professora do Departamento de Metodologia do Ensino da Faculdade de Educação da USP

Downloads

Publicado

2018-12-12

Edição

Seção

Ensino de ciências

Como Citar

Carvalho, A. M. P. de, & Sasseron, L. H. (2018). Ensino e aprendizagem de Física no Ensino Médio e a formação de professores. Estudos Avançados, 32(94), 43-55. https://doi.org/10.1590/s0103-40142018.3294.0004