Materiais curriculares e professores que ensinam Matemática

Autores

  • Jonei Cerqueira Barbosa Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação
  • Andréia Maria Pereira de Oliveira Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.1590/s0103-40142018.3294.0011

Palavras-chave:

Professores, Materiais, Currículo, Formação

Resumo

O presente estudo focaliza as diferenças entre as mensagens de materiais curriculares para professores que ensinam matemática e as mensagens de práticas pedagógicas que utilizam. Para tal, usamos dados secundários vindos da observação de duas práticas pedagógicas, nas quais, respectivamente, uma professora em exercício e um futuro professor utilizaram-se desses materiais. Dados de entrevistas também foram usados. A análise sugere que materiais curriculares para professores que ilustram apenas uma mensagem de prática pedagógica não mostram os conflitos com outras mensagens. Por decorrência, concluímos que, para dar visibilidade ao escopo de realizações contextuais com um material curricular, esse deve comunicar diferentes mensagens.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jonei Cerqueira Barbosa, Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação

    é professor associado da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA/UEFS e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA. Líder do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA).

  • Andréia Maria Pereira de Oliveira, Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação

    é professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA/UEFS e no Programa de PósGraduação em Educação da UFBA. Membro do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA).

Downloads

Publicado

2018-12-13

Edição

Seção

Ensino de ciências

Como Citar

Barbosa, J. C., & Oliveira, A. M. P. de. (2018). Materiais curriculares e professores que ensinam Matemática. Estudos Avançados, 32(94), 137-152. https://doi.org/10.1590/s0103-40142018.3294.0011