Análise de assimetria na transmissão de preços por meio de Modelos VEC: aplicação à cadeia produtiva de carne bovina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/1980-5330/ea131211

Palavras-chave:

transmissão de preços, séries temporais, carne bovina, poder de mercado

Resumo

Este artigo visa analisar a transmissão de preços e as margens de comercialização entre os segmentos da cadeia produtiva de carne bovina, buscando evidência de possível exercício de poder de mercado. Foram estimados dois modelos Vetoriais de Correção de Erros com base no enfoque de Houck. Os resultados indicam simetria nas relações de preços entre atacado e varejo e assimetria entre atacado e produtor. Assim, há alguma evidência de possível exercício de poder de mercado apenas de jusante a montante (do atacado para o produtor). Isto pode ser explicado pelas diferenças na estrutura de mercado, já que varejo e atacado são oligopólios, diferentemente dos produtores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helena Loiola Persona, Universidade Estadual de Campinas

Atualmente cursa o Doutorado em Teoria Econômica na Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Possui mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de São Carlos e graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: política industrial, mudança estrutural e análise de insumo-produto.

Adelson Martins Figueiredo, Universidade Federal de São Carlos

É graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de São João del-Rei (2001), mestre (2004) e doutor (2007) em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa. Recebeu Prêmio Edson Potsch Magalhães pela autoria da Melhor Tese de Doutorado em Economia Rural (2008). Foi professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) de 2007 a 2008. Atualmente é professor da Universidade Federal de São Carlos no Campus de Sorocaba, participando do grupo de pesquisa em Economia Aplicada e Grupo de Estudos e Pesquisas em Finanças ambos da UFSCar. Possui experiência em Economia com publicações nas seguintes áreas: Economia Internacional, Agricultura e Comércio Internacional, Política Agrícola, Microeconomia, Organização Industrial, Métodos Econométricos e Estatísticos, Modelos Insumo-Produto, Modelos Computáveis de Equilíbrio Geral e Viabilidade Econômica de Projetos de Investimentos.

Danilo Rolim Dias de Aguiar, Universidade Federal de São Carlos

Danilo Aguiar é atualmente Professor Titular no Departamento de Economia do Centro de Ciências em Gestão e Tecnologia (CCGT) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Campus Sorocaba (onde atua desde 2005). É doutor em Economia Agrária pela Universidade de São Paulo (1994) com pós-doutorado no Department of Agricultural Economics da Purdue University (EUA-1996/1997). Foi pesquisador-visitante no Department of Agricultural and Resource Economics da University of California - Davis (EUA-1999/2000), professor da Universidade Federal de Viçosa (1993/2005), pesquisador da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (1992/1993), e professor na Universidade Estadual Paulista ?UNESP (1989/1992). Exerceu também as funções de diretor do CCGT (de agosto/2014 a outubro/2018), coordenador do Programa de Pós-graduação em Economia (de fevereiro/2010 a abril/2014) e coordenador do Curso de Graduação em Ciências Econômicas (de março/2008 a fevereiro/2010) da UFSCar. Foi membro do corpo editorial de duas publicações científicas internacionais e é parecerista de várias publicações nacionais. Recebeu três prêmios e honrarias outorgados pela Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural: Prêmio G.E. Schuh pela autoria da melhor tese de mestrado em economia rural (1991); Menção Honrosa do Prêmio Edson Potsch Magalhães pela autoria da segunda melhor tese de doutorado (1994); e Menção Honrosa do Prêmio Rui Miller Paiva pela autoria do segundo melhor artigo publicado na Revista de Economia e Sociologia Rural (1995). Além desses, recebeu o prêmio BM&F 2002, como orientador da melhor tese da área de derivativos agropecuários, outorgado pela Bolsa de Mercadorias & Futuros. É autor ou co-autor de vários livros e dezenas de artigos técnico-científicos publicados no Brasil e no exterior, tendo orientado ou co-orientado dezenas de teses. Suas áreas de interesse são: microeconomia aplicada, meio-ambiente e mudança climática, valoração extramercado, e economia do consumo alimentar.

Downloads

Publicado

2019-12-01

Como Citar

Persona, H. L., Figueiredo, A. M., & Aguiar, D. R. D. de. (2019). Análise de assimetria na transmissão de preços por meio de Modelos VEC: aplicação à cadeia produtiva de carne bovina. Economia Aplicada, 23(4), 5-26. https://doi.org/10.11606/1980-5330/ea131211

Edição

Seção

Artigos