Peer effects and scholastic achievement: spatial models estimates using the student friendship network at the classroom level

Autores

  • Isabel Pessoa de Arruda Raposo Fundação Joaquim Nabuco
  • Tatiane Almeida de Menezes UFPE
  • Ricardo Carvalho de Andrade Lima Ministério Público Federal
  • Ricardo Zimmerle da Nóbrega Fundação Joaquim Nabuco

DOI:

https://doi.org/10.11606/1980-5330/ea134204

Palavras-chave:

desempenho escolar, rede de amizades, modelos espaciais

Resumo

Este artigo avalia o efeito dos pares sobre o desempenho escolar a partir da estrutura da rede de amizades do aluno. A estratégia de identificação explora a arquitetura dessas redes associadas a controles de efeitos fixos individuais e de grupo. Modelos de econometria espacial mostram que um aumento de um desvio padrão na nota agregada de matemática dos amigos, gera um aumento padronizado do rendimento individual em 6%. Ademais, quando os amigos indiretos são incluídos na análise, esse impacto aumenta para 45%. As estimações utilizam base inédita da FUNDAJ (2013) que traz o levantamento da rede de amizades do aluno na turma.

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Biografia do Autor

  • Isabel Pessoa de Arruda Raposo, Fundação Joaquim Nabuco

    Researcher at the Fundação Joaquim Nabuco – Ministry of Education, Brazil.

    Email: i_raposo@hotmail.com

  • Tatiane Almeida de Menezes, UFPE

    Professor of Economics at the Federal University of Pernambuco, Brazil.

  • Ricardo Carvalho de Andrade Lima, Ministério Público Federal

    Economic Analyst, Federal Public Ministry (MPF), Brazil.

  • Ricardo Zimmerle da Nóbrega, Fundação Joaquim Nabuco

    Researcher at the Fundação Joaquim Nabuco – Ministry of Education, Brazil.

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Publicado

2019-03-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Peer effects and scholastic achievement: spatial models estimates using the student friendship network at the classroom level. (2019). Economia Aplicada, 23(1), 5-24. https://doi.org/10.11606/1980-5330/ea134204