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Avaliação de eficiência das escolas públicas de ensino médio em Goiás: uma análise de dois estágios

Guilherme Resende Oliveira, Alex Felipe Rodrigues Lima, Sérgio Borges Fonseca Júnior, Thiago Mendes Rosa

Resumo


O estudo verifica o nível de eficiência das escolas estaduais públicas goianas, por meio do desempenho na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o custo médio por aluno. Em um segundo momento, determina-se os condicionantes das eficiências. Para a avaliação de efi- ciência, utilizou-se o método não paramétrico de Análise Envoltória de Dados (DEA) e para o segundo estágio, a regressão beta inflacionada, que acomoda o intervalo dos resultados obtidos na primeira etapa. As evidências empíricas mostram que as escolas militares e mais especializadas tendem a ter desempenho superior às demais, enquanto as escolas com ensino em tempo integral, e com maior média de hora aula, tendem a ser mais ineficientes.

Palavras-chave


Eficiência; Escolas Estaduais; DEA; Regressão Beta Inflacionado.

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DOI: http://dx.doi.org/10.11606/1413-8050/ea118947

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