Avaliação de eficiência das escolas públicas de ensino médio em Goiás: uma análise de dois estágios

Autores

  • Guilherme Resende Oliveira
  • Alex Felipe Rodrigues Lima Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos
  • Sérgio Borges Fonseca Júnior Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos
  • Thiago Mendes Rosa Companhia de Planejamento do Distrito Federal

DOI:

https://doi.org/10.11606/1413-8050/ea118947

Palavras-chave:

Eficiência, Escolas Estaduais, DEA, Regressão Beta Inflacionado.

Resumo

O estudo verifica o nível de eficiência das escolas estaduais públicas goianas, por meio do desempenho na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o custo médio por aluno. Em um segundo momento, determina-se os condicionantes das eficiências. Para a avaliação de efi- ciência, utilizou-se o método não paramétrico de Análise Envoltória de Dados (DEA) e para o segundo estágio, a regressão beta inflacionada, que acomoda o intervalo dos resultados obtidos na primeira etapa. As evidências empíricas mostram que as escolas militares e mais especializadas tendem a ter desempenho superior às demais, enquanto as escolas com ensino em tempo integral, e com maior média de hora aula, tendem a ser mais ineficientes.

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Biografia do Autor

Guilherme Resende Oliveira

Doutor em Economia pela UnB. Gerente de Inteligência Territorial da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater)

Alex Felipe Rodrigues Lima, Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos

Mestre em Estatística pela Universidade de Brasília (UnB). Pesquisador do Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB)

Sérgio Borges Fonseca Júnior, Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos

Mestre em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Pesquisador em economia do IMB

Thiago Mendes Rosa, Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Mestre em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pesquisador da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan)

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Publicado

2017-06-01

Como Citar

Oliveira, G. R., Lima, A. F. R., Fonseca Júnior, S. B., & Rosa, T. M. (2017). Avaliação de eficiência das escolas públicas de ensino médio em Goiás: uma análise de dois estágios. Economia Aplicada, 21(2), 163-181. https://doi.org/10.11606/1413-8050/ea118947

Edição

Seção

Artigos