Labor market impacts of employment quotas for the disabled in Brazil

Autores

  • Alexandre Gori Maia Universidade Estadual de Campinas - Instituto de Economia http://orcid.org/0000-0003-0075-5094
  • Vinicius Gaspar Garcia Faculdades de Campinas, Centro de Estudos de Economia Social e do Trabalho

DOI:

https://doi.org/10.11606/1980-5330/ea141318

Palavras-chave:

deficiência, discriminação, minorias, método de decomposição, viés de seleção

Resumo

A inserção ocupacional das pessoas com deficiências e com limitações funcionais menos severas são analisados antes e após a implementação da Lei das Cotas. Os diferenciais são decompostos em (i) fatores produtivos ou socioeconômicos; e (ii) fatores não observáveis, como discriminação e dificuldades sociais. Os fatores não observáveis, que desempenham um papel importante na determinação das diferenças nas taxas de emprego, reduziram substancialmente, especialmente para aqueles com limitações mais severas. Entretanto, enquanto esses trabalhadores continuam obtendo empregos de baixa remuneração, os ocupados com limitações menos severas e mais qualificados atingiram as melhores posições ocupacionais e salários mais elevados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alexandre Gori Maia, Universidade Estadual de Campinas - Instituto de Economia

    Alexandre Gori Maia é graduado em Estatística pela Universidade Estadual de Campinas (1996), mestre em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (2001), doutor em Economia Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2006). É Professor Livre Docente da Universidade Estadual de Campinas. Fez estágio de pós-doutorado na Columbia University - Institute of Latin American Studies (2018);. University of California, Santa Barbara - Broom Center for Demography (2016); Texas A&M University - Department of Sociology (2015); University of Texas at Austin - College of Liberal Arts (2013); Universidade de São Paulo - Departamento de Geografia (2009); University of Texas at Austin - Institute of Latin American Studies (2007). Tem experiência em econometria e desenvolvimento econômico, atuando principalmente nas áreas: estratégias de desenvolvimento sustentável, impactos da migração rural no desenvolvimento econômico, desenvolvimento da estrutura social e desigualdade.

  • Vinicius Gaspar Garcia, Faculdades de Campinas, Centro de Estudos de Economia Social e do Trabalho

    Economista e pesquisador, possui graduação em Ciências Econômicas pela UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas - 2002), mestrado (2005) e doutorado (2010) em Desenvolvimento Econômico - área de concentração: Economia Social e do Trabalho - também pelo Instituto de Economia da UNICAMP. Atualmente, é professor da equipe de monografia na FACAMP (Faculdades de Campinas) e pesquisador colaborador no CESIT (Centro de Estudos de Economia Social e do Trabalho - IE/UNICAMP), como coordenador do Núcleo de Pesquisas em Mercado de Trabalho e Pessoas com Deficiência (NTPcD). Tem experiência na área de Economia e Políticas Públicas, com ênfase em Economia Social e do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: estrutura sócio-ocupacional, movimentos sociais, pessoas com deficiência, mercado de trabalho e políticas públicas.

Downloads

Publicado

2019-06-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Labor market impacts of employment quotas for the disabled in Brazil. (2019). Economia Aplicada, 23(2), 33-70. https://doi.org/10.11606/1980-5330/ea141318