The wage penalty of smoking in Brazil: evidence from the Special Survey on Tobacco Addiction

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/1980-5330/ea142568

Palavras-chave:

tabagismo, tabaco, discriminação, capital humano

Resumo

O principal objetivo deste artigo é analisar a hipótese de que o tabagismo reduz os rendimentos do trabalho. Utilizamos dados da Pesquisa Especial de Tabagismo (PETab) realizada durante a PNAD 2008. Nossos resultados sustentam a hipótese de que fumar cigarro afeta negativamente o salário. Além disso, encontramos que as características observáveis explicam aproximadamente dois terços do diferencial salarial observado entre
homens fumantes e não-fumantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Justus, Universidade Estadual de Campinas - Instituto de Economia

Bacharel em Economia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (2002). Mestre (2006) e Doutor (2012) em Economia Aplicada pela ESALQ-USP. Foi Visiting Scientist na Harvard T.H. Chan School of Public Health (2018). Foi Coordenador do Núcleo de Economia Social, Urbana e Regional do Instituto de Economia da Unicamp (2016-2018). Atualmente leciona disciplinas de métodos quantitativos na graduação em Economia da Unicamp, onde também é Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Economia, Coordenador e Professor da Especialização (Modalidade Extensão Universitária) em Direito e Economia. Diretor Acadêmico (2019) e membro do Conselho Acadêmico (2020) da ABDE Associação Brasileira de Direito e Economia . Realiza pesquisas aplicadas em temas da economia do crime e economia da saúde.

Elder Sant'Anna, Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Graduado em economia e Mestre em ciências (área: economia aplicada) pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP). Atualmente é doutorando em Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, ESALQ/USP.

Eloá Sales Davanzo, Universidade Estadual de Campinas - Instituto de Economia

Atualmente é doutoranda em Economia, na área de Teoria Econômica, na Universidade Estadual de Campinas. Mestre em Economia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e graduada em Ciências Econômicas pela mesma instituição. Tem experiência na área de Economia Social, com maior atuação nos temas de Avaliação de Programas Sociais, Economia da Educação e Mercado de Trabalho.

Gustavo Carvalho Moreira, Universidade Federal de São João Del-Rei

Economista (2012) e mestre (2014) em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa. Doutor em Economia Aplicada pela Universidade de São Paulo (2017). Pós-doutor pelo Royal Institute of Technology (Kungliga Tekniska Högskolan - KTH) na Suécia (2019). Professor Adjunto da Universidade Federal de São João Del-Rei , Brasil. Tem experiência de ensino, pesquisa e extensão principalmente em Economia Social, Métodos Quantitativos e Microeconometria Aplicada.

Downloads

Publicado

2019-06-01

Como Citar

Justus, M., Sant’Anna, E., Davanzo, E. S., & Moreira, G. C. (2019). The wage penalty of smoking in Brazil: evidence from the Special Survey on Tobacco Addiction. Economia Aplicada, 23(2), 127-144. https://doi.org/10.11606/1980-5330/ea142568

Edição

Seção

Artigos