Concorrência e demanda por trabalho no Brasil: o caso da competição externa

Autores

  • Cecília Moreira Borges Loos Essinger Furnas Centrais Elétricas
  • Eduardo Pontual Ribeiro Instituto de Economia / UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.11606/1980-5330/ea143991

Palavras-chave:

demanda por trabalho, poder de mercado de produto, comércio internacional, Brasil

Resumo

Mudanças no poder de mercado de empresas alteram o emprego pela mudança no nível de atividade, mas também pela alteração da sensibilidade do emprego ante a mudanças na receita. Este estudo considera o efeito do grau de competição sobre a demanda por emprego, utilizando mudanças de exposição à competição externa via variações do câmbio e da penetração das importações no Brasil. Os resultados confirmam que maior competição torna o emprego em firmais industriais mais sensível a choques de demanda. O efeito se verifica com variações em preços relativos (taxa de câmbio), mas não na penetração das importações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cecília Moreira Borges Loos Essinger, Furnas Centrais Elétricas

Possui mestrado acadêmico em Economia pela Universidade Federal Fluminense (2012) e graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) . Atualmente é economista em Furnas Centrais Elétricas. Experiência anterior como analista na Profit Projetos e Consultoria.

Eduardo Pontual Ribeiro, Instituto de Economia / UFRJ

PhD em Economia pela University of Illinois, Professor do IE/UFRJ e Pesquisador do CNPq. Possui graduação em Ciências Econômicas (Bacharel) pela Universidade Federal de Pernambuco (1991), mestrado em Economia (Master of Arts) - University of Illinois (1993) e doutorado em Economia (Ph.D.) - University of Illinois (1996). Atualmente é Professor Titular - UFRJ-Instituto de Economia e exerceu mandato de Conselheiro no Tribunal do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) de agosto de 2012 a agosto de 2014. Foi professor adjunto da UFRGS e Vice-Economista-Chefe e Economista Chefe do CADE. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Métodos e Modelos Matemáticos, Econométricos e Estatísticos, atuando principalmente nos seguintes temas: Defesa da Concorrência, Economia Industrial e Mercado de Trabalho. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Direito, Economia e Concorrência (GDEC-IE / www.gdec-ie.com).

Downloads

Publicado

2019-09-01

Como Citar

Moreira Borges Loos Essinger, C., & Ribeiro, E. P. (2019). Concorrência e demanda por trabalho no Brasil: o caso da competição externa. Economia Aplicada, 23(3), 61-82. https://doi.org/10.11606/1980-5330/ea143991

Edição

Seção

Artigos