Efeitos da educação dos pais sobre o rendimento escolar dos filhos via mediação das condições socioeconômicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/1980-5330/ea144751

Palavras-chave:

educação dos pais, rendimento escolar, efeito de mediação causal

Resumo

Este trabalho busca avaliar os efeitos da educação dos pais sobre o rendimento escolar de alunos. O método contrafactual de mediação desenvolvido por Imai et al. (2010) foi aplicado às informações extraídas do SAEB, Censo Escolar e Indicadores Sociais, disponibilizadas pelo INEP (2015). Os resultados evidenciam que o efeito de mediação causal ganha força à medida que o nível de educação dos pais aumenta, indicando que parte do efeito da escolaridade dos pais é potencializado pelo nível socioeconômico familiar. Além disso, a influência indireta da escolaridade dos pais via mediação das condições socioeconômicas é maior para filhos do sexo masculino.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mateus Mota dos Santos, Universidade Federal do Ceará

    Possui graduação em Finanças pela Universidade Federal do Ceará (2018) e Mestrado em Economia Aplicada em andamento pela Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Métodos Quantitativos, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação e Mercado de Trabalho.

  • Francisca Zilania Mariano, Universidade Federal do Ceará - Sobral

    Possui graduação em ciências econômicas pela Universidade Federal do Ceará (2009), Mestrado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (2011) e Doutorado em Economia pelo CAEN/UFC. Atualmente é professor assistente da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Métodos Quantitativos em Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, Educação e desenvolvimento regional.

  • Edward Martins Costa, Universidade Federal do Ceará

    Doutor em Economia (PIMES/UFPE). Professor do Departamento de Economia Agrícola, Campus do Pici - DEA/UFC. Coordenador do Programa de Pós Graduação em Economia Rural - PPGER/UFC.

Downloads

Publicado

2019-06-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Efeitos da educação dos pais sobre o rendimento escolar dos filhos via mediação das condições socioeconômicas. (2019). Economia Aplicada, 23(2), 145-182. https://doi.org/10.11606/1980-5330/ea144751