Análise das relações entre crescimento econômico e emissões de gases de efeito estufa na América Latina

Autores

  • Helson Gomes de Souza Universidade Federal da Paraíba
  • Francisco José Silva Tabosa Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.11606/1980-5330/ea146724

Palavras-chave:

Curva de Kuznets Ambiental, crescimento econômico, economia ambiental

Resumo

O presente trabalho busca verificar a veracidade da hipótese ambiental de Kuznets para o crescimento econômico total e aplicado ao setor agrícola dos países da América Latina. Para tanto foram utilizados dados dispostos entre 1990 e 2015. Utilizou-se uma metodologia capaz de incorporar os efeitos da cointegração e da não estacionariedade. Os resultados permitiram concluir que as emissões de poluentes e o crescimento econômico formam uma relação no formato de ‘N’. Verificou-se também que os países da América Latina possuem incentivos a aumentarem suas emissões de poluentes em vista do crescimento econômico proporcionado. Concluiu-se também que no longo prazo o crescimento econômico exige maiores níveis de degradação ambiental do que nos estágios iniciais de crescimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helson Gomes de Souza, Universidade Federal da Paraíba

Graduado em Ciências Econômicas (URCA). Mestre em Economia Rural (PPGER - UFC). Doutorando em Economia Aplicada (PPGE - UFPB). Atua na área de Economia com ênfase em Métodos Quantitativos Aplicados à Economia.

Francisco José Silva Tabosa, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Cîências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (2001), Mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (2005) e Doutorado em Economia pelo CAEN/UFC (2010). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Ceará (UFC). Atuando nas áreas: Economia Agrícola, Avaliação de Políticas Públicas, Finanças Públicas e Desigualdade de Renda e Pobreza. Professor do Programa de Pós Graduação em Economia Rural (PPGER/UFC).

Downloads

Publicado

2019-09-01

Como Citar

Souza, H. G. de, & Tabosa, F. J. S. (2019). Análise das relações entre crescimento econômico e emissões de gases de efeito estufa na América Latina. Economia Aplicada, 23(3), 157-176. https://doi.org/10.11606/1980-5330/ea146724

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)