Mercosul e o efeito spillover na criação de comércio

Autores

  • Alexandre Loures Universidade Federal da Paraíba https://orcid.org/0000-0002-1288-0135
  • Erik Alencar de Figueiredo Universidade Federal da Paraíba
  • Lucas Mariano Universidade Federal da Paraíba - PPGE

DOI:

https://doi.org/10.11606/1980-5330/ea150797

Palavras-chave:

Mercosul, comércio internacional, efeito spillover

Resumo

Este artigo analisa se a experiência de exportação dentro do Mercosul afeta a probabilidade de criação de mercado para novos produtos fora da área de comércio, i.e., um efeito spillover para terceiros países. Usando um banco de dados com elevada desagregação (BACI–HS4) e uma estratégia de estimação baseada em modelos probabilísticos, constata-se que as experiências anteriores de exportação estão associadas a uma probabilidade de 1,9% de criação de mercado para novos produtos. Esse efeito, aliado aos resultados de Figueiredo & Loures (2016), indicam que o Mercosul não só contribui para a ampliação da margem extensiva de comércio dentro do bloco, como também constitui um primeiro passo para que um produto se consolide na exploração de novos mercados internacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Loures, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal da Paraíba (2017). Professor Auxiliar Substituto do Departamento de Economia da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Métodos Quantitativos, atuando principalmente nos seguintes temas: Economia Internacional e Crescimento e Desenvolvimento Econômico.

Erik Alencar de Figueiredo, Universidade Federal da Paraíba

Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, com pós doutorado na Universidade do Tennessee, Knoxville e doutorado em economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem 64 artigos publicados em revistas nacionais e internacionais (publicados e aceitos para publicação). É parecerista para o Economic Journal, Oxford Economic Papers, Applied Economics, Economic Modelling, Review of Income and Wealth, The Quarterly Review of Economics and Finance, Journal of Applied Economics, International Journal of Physical Sciences, Managerial Finance, Estudos Econômicos, Economia Aplicada, Pesquisa e Planejamento Econômico, Revista Brasileira de Finanças e Nova Economia. Sua pesquisa é direcionada aos seguintes temas: a) economia internacional; b) fluxos econômicos; c) economia social e; d) economia aplicada.

Lucas Mariano, Universidade Federal da Paraíba - PPGE

Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Downloads

Publicado

2019-12-01

Como Citar

Loures, A., Figueiredo, E. A. de, & Mariano, L. (2019). Mercosul e o efeito spillover na criação de comércio. Economia Aplicada, 23(4), 79-92. https://doi.org/10.11606/1980-5330/ea150797

Edição

Seção

Artigos

Dados de financiamento