Determinantes do aproveitamento final de pontos das equipes nos campeonatos brasileiro e argentino de futebol

Autores

  • Jacy de Freitas Alves Universidade Federal de Viçosa
  • Jader Fernandes Cirino Universidade Federal de Viçosa
  • Francisco Carlos da Cunha Cassuce Universidade Federal de Viçosa https://orcid.org/0000-0002-7545-3747

DOI:

https://doi.org/10.11606/1980-5330/ea154821

Palavras-chave:

futebol, desempenho, campeonato nacional, Brasil, Argentina

Resumo

O estudo analisa os determinantes do aproveitamento percentual de pontos dos times ao final dos campeonatos brasileiro e argentino de futebol da primeira divisão no período 2006-2017. Através da regressão beta, verificou-se que o valor de mercado médio dos jogadores da equipe, entendido como proxy da qualidade do elenco, e a manutenção do mesmo treinador ao longo do campeonato foram cruciais para o melhor desempenho dos clubes nas duas ligas. Portanto, visando aumento de receitas para os clubes na forma de premiação e venda de ingressos, produtos licenciados e programas de sócio-torcedor, os gestores devem considerar fortemente tais variáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jacy de Freitas Alves, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa (2016) e Mestrado em Economia pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Economia da Universidade Federal de Viçosa (2018). Experiência na área de Economia, com ênfase em Métodos Quantitativos em Economia, Microeconomia e Economia do Esporte.

Jader Fernandes Cirino, Universidade Federal de Viçosa

Doutor (2008) e Mestre (2005) em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Economista (2004) pela Universidade Federal de São João del-Rei. Atualmente é Professor Associado III do Departamento de Economia da UFV. É Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Economia da UFV, no qual atua também como professor orientador. Coordena o Índice de Preços ao Consumidor de Viçosa (IPC-Viçosa). Áreas de atuação: Mercado de Trabalho, Microeconometria,Teoria Microeconômica, Políticas Públicas (ênfase no Programa de Aquisição de Alimentos, PAA) e Economia dos Recursos Naturais.

Francisco Carlos da Cunha Cassuce, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa (2002), mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2004) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2008). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Viçosa.

Downloads

Publicado

2019-12-01

Como Citar

Alves, J. de F., Cirino, J. F., & Cunha Cassuce, F. C. da. (2019). Determinantes do aproveitamento final de pontos das equipes nos campeonatos brasileiro e argentino de futebol. Economia Aplicada, 23(4), 113-144. https://doi.org/10.11606/1980-5330/ea154821

Edição

Seção

Artigos

Dados de financiamento

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)