O impacto do PRONAF sobre a sustentabilidade agrícola de agricultores familiares na microrregião do vale do médio Curu, no estado do Ceará

Autores

  • Ana Tereza Bittencourt Passos Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Ahmad Saeed Khan UFC

DOI:

https://doi.org/10.11606/1980-5330/ea169979

Palavras-chave:

políticas públicas, PRONAF, sustentabilidade agrícola, agricultura familiar, propensity score matching

Resumo

O estudo tem por objetivo avaliar o impacto do PRONAF sobre a sustentabilidade agrícola de agricultores familiares por meio do propensity score matching. Os dados são oriundos de pesquisa direta com beneficiários e não beneficiários. Os resultados com pareamento demonstram que os beneficiários apresentam sustentabilidade agrícola superior aos não beneficiários. O PRONAF, entretanto, traz impactos positivos para as gestões econômica e social da propriedade, bem como para a receita agrícola anual, embora tenha se mostrado ineficaz para incentivar a adoção de práticas agrícolas sustentáveis, comprometendo a gestão ambiental da propriedade e a sustentabilidade agrícola em longo prazo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Tereza Bittencourt Passos, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (1975), com mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (1986) e doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (2014). Atualmente é professora associada da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), atuando nas áreas de Agricultura Familiar, Desenvolvimento Sustentável e Políticas Públicas. 

 

Ahmad Saeed Khan, UFC

Possui graduação em Agronomia - West Pakistan Agricultural University (1968), Mestrado em Economia Agrícola - West Pakistan Agricultural University (1970), Mestrado em Economia - Colorado State University (1973) e doutorado em Economia Agrícola e Recursos Naturais - Oregon State University (1977). Atualmente participa do Programa Especial de Participação de Professores Aposentados da UFC (PROPAP) desenvolvendo atividades de ensino e orientação nos programas de pós-graduação em Economia Rural e pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente. Participa como Pesquisador Visitante do Departamento de Economia da Universidade Regional do Cariri (URCA). Membro do conselho editorial de várias revistas científicas. Tem experiência na área de Economias Agrárias e dos Recursos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: Agricultura Familiar; Desenvolvimento Sustentável; Inovação Tecnológica e Geração de Emprego e Renda. Pesquisador 1A do CNPq.

Downloads

Publicado

2019-12-01

Como Citar

Bittencourt Passos, A. T., & Saeed Khan, A. (2019). O impacto do PRONAF sobre a sustentabilidade agrícola de agricultores familiares na microrregião do vale do médio Curu, no estado do Ceará. Economia Aplicada, 23(4), 53-78. https://doi.org/10.11606/1980-5330/ea169979

Edição

Seção

Artigos