Comércio e meio ambiente: políticas ambientais e competitividade no âmbito da ALCA

Autores

  • Flavio Tosi Feijó Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • André Filipe Zago de Azevedo University of Sussex (Reino Unido)

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1413-80502006000400005

Palavras-chave:

comércio e meio ambiente, Protocolo de Quioto, Área de Livre-Comércio das Américas, GTAP-E, emissões de CO2

Resumo

Este artigo avalia de forma integrada os efeitos da ALCA e das reduções de emissões de CO2, tratadas pelo Protocolo de Quioto, a fim de se fazer uma comparação dos benefícios (ou perdas), tanto econômicos quanto ambientais. O instrumento utilizado para as simulações - GTAP-E (energia) - é uma versão modificada do GTAP (Global Trade Analysis Project) desenvolvido pela Universidade de Purdue e foi projetado para ana-lisar assuntos relacionados ao uso de energia e de políticas que provoquem mudanças climáticas. Os resultados obtidos apontam que a política ambiental de redução de emissões, apesar de contribuir para a diminuição de CO2 na atmosfera, de forma geral, afeta negativamente o bem-estar econômico nos países que contraem tais emissões. Este resultado sugere que um determinado país que adotasse um comportamento free rider na hipótese de consolidação da ALCA, não reduzindo suas emissões, seria beneficiado em relação aos demais países que adotassem outra postura.

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Publicado

2006-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Comércio e meio ambiente: políticas ambientais e competitividade no âmbito da ALCA. (2006). Economia Aplicada, 10(4), 561-587. https://doi.org/10.1590/S1413-80502006000400005