Concorrência e demanda por trabalho no Brasil: o caso da competição externa

Autores

  • Cecília Moreira Borges Loos Essinger Furnas Centrais Elétricas
  • Eduardo Pontual Ribeiro Instituto de Economia / UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.11606/1980-5330/ea143991

Palavras-chave:

demanda por trabalho, poder de mercado de produto, comércio internacional, Brasil

Resumo

Mudanças no poder de mercado de empresas alteram o emprego pela mudança no nível de atividade, mas também pela alteração da sensibilidade do emprego ante a mudanças na receita. Este estudo considera o efeito do grau de competição sobre a demanda por emprego, utilizando mudanças de exposição à competição externa via variações do câmbio e da penetração das importações no Brasil. Os resultados confirmam que maior competição torna o emprego em firmais industriais mais sensível a choques de demanda. O efeito se verifica com variações em preços relativos (taxa de câmbio), mas não na penetração das importações.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cecília Moreira Borges Loos Essinger, Furnas Centrais Elétricas

    Possui mestrado acadêmico em Economia pela Universidade Federal Fluminense (2012) e graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) . Atualmente é economista em Furnas Centrais Elétricas. Experiência anterior como analista na Profit Projetos e Consultoria.

  • Eduardo Pontual Ribeiro, Instituto de Economia / UFRJ

    PhD em Economia pela University of Illinois, Professor do IE/UFRJ e Pesquisador do CNPq. Possui graduação em Ciências Econômicas (Bacharel) pela Universidade Federal de Pernambuco (1991), mestrado em Economia (Master of Arts) - University of Illinois (1993) e doutorado em Economia (Ph.D.) - University of Illinois (1996). Atualmente é Professor Titular - UFRJ-Instituto de Economia e exerceu mandato de Conselheiro no Tribunal do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) de agosto de 2012 a agosto de 2014. Foi professor adjunto da UFRGS e Vice-Economista-Chefe e Economista Chefe do CADE. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Métodos e Modelos Matemáticos, Econométricos e Estatísticos, atuando principalmente nos seguintes temas: Defesa da Concorrência, Economia Industrial e Mercado de Trabalho. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Direito, Economia e Concorrência (GDEC-IE / www.gdec-ie.com).

Downloads

Publicado

2019-09-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Concorrência e demanda por trabalho no Brasil: o caso da competição externa. (2019). Economia Aplicada, 23(3), 61-82. https://doi.org/10.11606/1980-5330/ea143991