Crescimento econômico e emissões de CO2 no BRICS: uma análise de cointegração em painel

Autores

  • Alisson Silva de Castro Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Janaina da Silva Alves Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Daniel Caixeta Andrade Universidade Federal de Uberlândia https://orcid.org/0000-0002-5045-1913

DOI:

https://doi.org/10.11606/1980-5330/ea146203

Palavras-chave:

BRICS, emissões de CO2, curva de Kuznets ambiental, cointegração em painel

Resumo

Este trabalho pretende investigar a relação entre crescimento econômico e emissões de poluentes no grupo de países do BRICS a partir da base teórica da Curva de Kuznets Ambiental (CKA). Utilizou-se a metodologia econométrica de cointegração para dados em painel e os resultados do modelo empírico apontaram para evidências de uma curva no formato de “U” invertido, com pontos de inflexão de US$ 2.033,89 e US$ 2.057,61, respectivamente, nos estimadores DOLS e FMOLS. Além disso, os resultados indicaram que o consumo per capita de energia e o comércio internacional têm impacto, respectivamente, positivo e negativo sobre as emissões de CO2.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alisson Silva de Castro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Mestre em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2017) e economista pela Universidade Federal de Uberlândia (2014). Foi estagiário-pesquisador da EMBRAPA Cerrados no período 2012/2014. Suas pesquisas concentram-se na área de Economia do Meio Ambiente e Métodos Quantitativos em Economia, especialmente, em valoração econômica dos recursos naturais e no estudo da relação entre crescimento econômico e emissões de poluentes (Curva de Kuznets Ambiental).

  • Janaina da Silva Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Possui graduação em Economia (2002) e mestrado em Economia pela Universidade Federal da Paraíba (2005). Doutora em Economia (2009) pela Universidade Federal de Pernambuco e Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ministra disciplinas na área de Métodos quantitativos, tais como, Economia Matemática, Estatística econômica, Introdução à Econometria, Econometria I e II na graduação e Métodos Quantitativos I e II na pós graduação em Economia. As pesquisas se concentram nas áreas de Métodos quantitativos (Econometria, Econometria de Séries Temporais, Econometria Espacial etc), Economia agrícola e regional, atuando principalmente nos seguintes temas: Integração de Mercados; Açúcar e Álcool; Eficiência de Mercado de commodities agrícolas e Análise espacial.

  • Daniel Caixeta Andrade, Universidade Federal de Uberlândia

    Professor Associado do Instituto de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (IERI-UFU). É economista pela Universidade Federal de São João del Rei (2004), concluiu o mestrado em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia (2006) e o doutorado em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da UNICAMP (2010), com período sanduíche na University of Vermont (EUA). Em 2014 concluiu seu estágio pós-doutoral na Flinders University of South Australia, sendo bolsista da CAPES. Faz parte do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente (2020-2021) é presidente da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica (ECOECO). Suas pesquisas são focadas na área de Economia dos Recursos Naturais, com ênfase em Economia Ecológica. Especificamente, vem trabalhando nos seguintes temas: aspectos teóricos e metodológicos da Economia Ecológica; políticas ambientais e desenvolvimento; sociometabolismo econômico; indicadores alternativos ao PIB.

Downloads

Publicado

2019-06-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Crescimento econômico e emissões de CO2 no BRICS: uma análise de cointegração em painel. (2019). Economia Aplicada, 23(2), 183-208. https://doi.org/10.11606/1980-5330/ea146203