Determinantes espaciais das internações hospitalares do Sistema Único de Saúde por câncer de mama nas microrregiões do Brasil

Autores

  • Olívia Takahashi Margarido Universidade Estadual de Maringá
  • Cássia Kely Favoretto Costa Universidade Estadual de Maringá, Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas
  • José Luiz Parré Universidade Estadual de Maringá, Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas

DOI:

https://doi.org/10.11606/1980-5330/ea146620

Palavras-chave:

câncer de mama, econometria espacial, economia da saúde

Resumo

O objetivo deste artigo foi analisar os determinantes econômico e de gestão de saúde das internações hospitalares do Sistema Único de Saúde por câncer de mama feminino entre as microrregiões do Brasil no ano de 2013. Para tanto, utilizou-se a Análise Exploratória de Dados Espaciais (AEDE), além da especificação de modelos econométricos espaciais e do modelo GWR (Geographically Weighted Regression). Observou-se a associação positiva de PIB per capita, mamógrafos e consultas da Atenção Básica e negativa das equipes de saúde sobre as internações hospitalares pela doença, com destaque para a influência das regiões vizinhas e do impacto local.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Olívia Takahashi Margarido, Universidade Estadual de Maringá

    Possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2013) e mestrado pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Maringá, com ênfase em economia da saúde (2018).

  • Cássia Kely Favoretto Costa, Universidade Estadual de Maringá, Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas

    Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá (2004), mestre em Economia pela Universidade Federal da Paraíba (2008) e doutora em Economia Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Foi Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-graduação em Ciências Econômicas (PCE), Universidade Estadual de Maringá (Maio/2016-Maio/2018). Atualmente é Coordenadora do PCE/UEM e Professora Adjunta nível B do Departamento de Economia - UEM. Realiza pesquisas nas seguintes áreas: Economia da Saúde, Microeconomia, Economia do Agronegócio e Métodos Quantitativos em Economia.

  • José Luiz Parré, Universidade Estadual de Maringá, Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas

    Atualmente é Professor Titular do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e do Programa de Pós-graduação em Economia (PCE/UEM). Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa (1992), Mestrado (1995) e Doutorado (2000) em Economia Aplicada pela Universidade de São Paulo (ESALQ/USP). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: agronegócio, desenvolvimento agrícola, economia paranaense, insumo-produto e econometria espacial. Atuou como avaliador institucional e de cursos pelo INEP/MEC. Coordenador do Programa de pós-graduação em Economia da UEM (2006/2008 e 2014/2016). Atua como Consultor do CNPq, da CAPES, da Facepe e da Fundação Araucária. Coordenador do Comitê Assessor da Área de Ciências Sociais Aplicadas da Fundação Araucária-PR (Gestão 2013-2016). É membro da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (ABER) e da Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SOBER).

Downloads

Publicado

2019-09-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Determinantes espaciais das internações hospitalares do Sistema Único de Saúde por câncer de mama nas microrregiões do Brasil. (2019). Economia Aplicada, 23(3), 113-156. https://doi.org/10.11606/1980-5330/ea146620