Externalidades e formação de preços no mercado imobiliário urbano brasileiro: um estudo de caso

Autores

  • Ronaldo A. Arraes UFC; CAEN; Pós-Graduação em Economia
  • Edmar de Sousa Filho Capef

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1413-80502008000200006

Palavras-chave:

mercado imobiliário urbano, preços hedônicos, flats, sala comercial, Fortaleza

Resumo

Este artigo consiste no estudo dos determinantes econômicos e externalidades que contribuem para a formação dos preços no espaço urbano de uma cidade brasileira de porte médio - Fortaleza, Estado do Ceará -, fundamentado na teoria dos preços hedônicos ou preços implícitos. O modelo proposto investiga preços implícitos na curva de utilidade de um agente de demanda segmentado em dois grupos: consumidor direto do bem habitação e o investidor em imóveis, que incorpora adicionalmente atributos econômico-financeiros que medem o grau de risco e retorno na formação dos preços. O estudo estima os preços hedônicos por meio de um modelo segmentado por tipo de imóvel contra os diversos atributos distribuídos nos vetores de características físicas, locacionais, econômicas e financeiras. A amostra é formada pelas transações imobiliárias ocorridas no período 1995-2003, perfazendo o total de 4.467 observações, distribuídas em apartamentos, flats, terrenos e salas comerciais.

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Publicado

2008-01-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Externalidades e formação de preços no mercado imobiliário urbano brasileiro: um estudo de caso. (2008). Economia Aplicada, 12(2), 289-319. https://doi.org/10.1590/S1413-80502008000200006