Medindo a Qualidade das Escolas: Evidências para o Brasil

Autores

  • Andréa Zaitune Curi Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas
  • André Portela de Souza Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas

DOI:

https://doi.org/10.1590/1413-8050/ea143472

Palavras-chave:

accountability, gestão-escolar, background familiar, ranking, modelo estrutural.

Resumo

Neste artigo propomos a criação de um indicador que reflita a qualidade da escola associada aos fatores escolares e que evite dois problemas encontrados em estudos anteriores: indicadores de proficiência em nível que refletem mais o background familiar do aluno do que a qualidade da escola; e estimações de valor adicionado muito sensíveis a erros de mensuração. Propomos indicadores que são obtidos através de um modelo estrutural em que se modela a variável latente de qualidade da escola de modo a corrigir o potencial viés dos estudos anteriores. Utilizamos dados brasileiros para aplicações desses indicadores e revisitamos a importância relativa dos fatores de família, escola e gestão. Os resultados mostramque o ordenamento das escolas pelos indicadores de qualidade difere do ordenamento obtido pelos indicadores com a proficiência em nível e é menos instável do que o ordenamento obtido a partir dos indicadores de valor adicionado puro.

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Biografia do Autor

  • André Portela de Souza, Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas
    Professor da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (EESP/FGV) e Coordenador do C-Micro (FGV).

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Publicado

2015-09-19

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Medindo a Qualidade das Escolas: Evidências para o Brasil. (2015). Economia Aplicada, 19(3), 541-574. https://doi.org/10.1590/1413-8050/ea143472