O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Não serão aceitas submissões que descumpram quaisquer das exigências listadas abaixo:
  • O artigo deve ser inédito e fornecer uma contribuição original;
  • O artigo não pode simultaneamente estar em processo de avaliação em outra revista;
  • Em qualquer etapa de avaliação, não pode haver identificação do(s) autor(es) nos documentos que serão enviados aos avaliadores – seja no corpo do artigo, no título do arquivo, ou em suas propriedades (portanto, ao salvar o arquivo em PDF, deve-se desabilitar a função ‘propriedades do documento’);
  • O arquivo da submissão, bem como qualquer arquivo submetido nas rodadas de avaliação, deve estar obrigatoriamente no formato PDF, observando-se as exigências acima sobre o upload de arquivos sem identificação;
  • A formatação do artigo deve ter espaçamento de 1,5 linha, fonte “Times New Roman” tamanho 12, e margens de no mínimo 2,5 cm;
  • As páginas devem ser numeradas;
  • URLs para as referências devem incluir a data de acesso;
  • Destaques devem ser indicados em itálico, exceto URL, que pode ser sublinhado;
  • O texto deve seguir o padrão de citação e de referências bibliográficas descrito em “Diretrizes para Autores”, na página “Sobre a Revista”;
  • Devem ser observadas as instruções disponíveis em “Assegurando a avaliação pelos pares cega”.

Diretrizes para Autores

O artigo deve ser inédito e fornecer uma contribuição original.

O artigo não pode simultaneamente estar em processo de avaliação em outra revista.

Artigos e resenhas devem ser redigidos preferencialmente em inglês.

Artigos não podem exceder 30 páginas; resenhas de livros e comentários têm o limite de seis páginas.

Em qualquer etapa de avaliação não pode haver identificação do(s) autor(es) nos documentos que serão enviados aos avaliadores – seja no corpo do artigo, no título do arquivo, ou em suas propriedades (portanto, ao salvar o arquivo em PDF, deve-se  desabilitar a função ‘propriedades do documento’).

A versão completa do artigo (com texto, tabelas, gráficos, figuras e mapas) deve ser submetida em um arquivo PDF.

A formatação do artigo deve ter espaçamento de 1,5 linha, fonte “Times New Roman” tamanho 12, e margens de no mínimo 2,5 cm.

As páginas devem ser numeradas.

Destaques devem ser indicados em itálico, exceto URL, que pode ser sublinhado.

O texto deve seguir o padrão de citação e de referências bibliográficas descrito em Diretrizes para Autores, na página “Sobre a Revista”.

Devem ser observadas as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega.

Além do documento principal contendo o artigo sem a identificação dos autores, deve ser anexado um arquivo em PDF com a folha de rosto do artigo, que deve incluir as seguintes informações do(s) autor(es): nome(s) do(s) autor(es), respectivas afiliações e posições, título do artigo (em português e inglês), e três códigos de classificação JEL.

Podem ser anexados documentos adicionais considerados relevantes.

A identificação dos autores do artigo e suas respectivas afiliações e posições institucionais devem também ser reportadas na seção “metadados da submissão”.

O(s) autor(es) deve(m) preencher seu número ORCiD, referências bibliográficas e, se for o caso, agência de financiamento e número do processo.

A lista de referências bibliográficas deve ser apresentada em ordem alfabética no final do artigo e se restringir aos trabalhos efetivamente citados no artigo. URLs das referências devem incluir a data de acesso. Citações devem estar em conformidade com o estilo de citação de Chicago (http://www.chicagomanualofstyle.org/tools_citationguide.html).

Autores com artigo em processo de avaliação ou de publicação na Estudos Econômicos não podem fazer uma segunda submissão, mesmo em coautoria.

O número elevado de submissões e a limitada disponibilidade de avaliadores compelem a revista Estudos Econômicos a adotar a política de que autores que submetam artigos para avaliação – e que, portanto, dela se beneficiam) se comprometam a colaborar como revisores.

 

Sobre o processo decisório

A revista adota uma política de desk-rejection, pela qual o Comitê Editorial, após uma avaliação preliminar do artigo com a assessoria de Editores Associados e do Conselho Editorial, pode decidir rejeitá-lo sem encaminhamento a pareceristas caso o artigo:

  • Não forneça uma contribuição original;
  • Não se fundamente em uma metodologia rigorosa;
  • Apresente uma redação descuidada ou prolixa;
  • Não se alinhe ao escopo da revista.

 

Se a decisão da primeira rodada da avaliação solicitar a revisão e ressubmissão de uma nova versão, esta deve ser entregue em até três meses, prazo após o qual o artigo será excluído do processo de avaliação.

A ressubmissão de uma nova versão deve vir acompanhada de textos endereçados a cada um dos avaliadores, em que o autor deve especificar as alterações realizadas à luz das recomendações e críticas recebidas, reportando as correspondentes localizações nas páginas do artigo, e apresentar argumentações circunstanciadas em sugestões dos avaliadores que não foram atendidas. O arquivo com a nova versão deve ser em PDF, sem identificação dos autores no corpo do artigo, em suas propriedades, ou na identificação do documento, e deve destacar as modificações em negrito ou em outra cor.

 

Sobre os artigos aceitos

As provas digitais dos artigos aceitos para publicação são remetidas ao autor para verificação em até 30 dias. Não havendo manifestação do autor, o artigo é publicado no formato das provas.

 

Declaração de direito autoral

A submissão de artigo autoriza sua publicação e implica o compromisso de que o mesmo material não esteja sendo submetido a outro periódico.

A revista não paga direitos autorais aos autores dos artigos publicados.

O detentor dos direitos autorais da revista é o Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.


Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados para esta revista serão usados exclusivamente para os serviços por ela prestados, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.