O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • O arquivo da submissão deverá estar em formato PDF.

    O artigo não pode ter a identificação do(s) autor(es) no corpo do texto ou no arquivo. 

  • URLs para as referências devem incluir a data de acesso.
  • A formatação do artigo deve ter espaçamento de 1,5 linha, fonte “times new Roman” tamanho de fonte 12, e margens de no mínimo 2,5 cm. As páginas devem ser numeradas.

    Destaques devem ser indicados em itálico, exceto URL, que pode vir sublinhado.

  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Podem ser redigidos em inglês ou em português. Há o limite máximo de 30 páginas para artigos e de seis páginas para resenha de livros.

A formatação do artigo deve ter espaçamento de 1,5 linha, fonte “times new Roman” tamanho de fonte 12, e margens de no mínimo 2,5 cm. As páginas devem ser numeradas.

Destaques devem ser indicados em itálico, exceto URL, que pode vir sublinhado.

O artigo não pode ter a identificação do(s) autor(es) no corpo do texto ou nas propriedades do arquivo.

Na etapa “transferência de documentos suplementares” do processo de submissão eletrônica, deve ser anexado um arquivo com a folha de rosto do artigo contendo as seguintes informações: nome do(s) autor(es), respectivas afiliações e posições, título do artigo (em português e inglês), resumo e abstract com não mais de 150 palavras, até cinco palavras-chave (em português e inglês) e três códigos da classificação JEL. Documentos adicionais considerados relevantes podem ser anexados nessa etapa.

A identificação dos autores do artigo e suas respectivas afiliações e posições institucionais devem também ser reportadas na seção “metadados da submissão”.

A versão completa do artigo (com texto, tabelas, gráficos, figuras e mapas) deve ser submetida em um arquivo PDF.

A lista de referências bibliográficas deve ser apresentada em ordem alfabética no final do artigo e se restringir aos trabalhos efetivamente citados no artigo. URLs das referências devem incluir a data de acesso. Citações devem estar em conformidade com o estilo de citação de Chicago (http://www.chicagomanualofstyle.org/tools_citationguide.html).

Autores com artigo em processo de avaliação ou de publicação na revista não poderão fazer nova submissão (mesmo em coautoria).

 

Sobre o processo decisório

A revista adota uma política de “desk-rejection,” pela qual o Comitê Editorial, após uma avaliação preliminar do artigo com a assessoria de Editores Associados, pode decidir por rejeitá-lo, sem encaminhá-lo a pareceristas, caso o artigo (i) não forneça uma contribuição original, (ii) não esteja assentado em uma metodologia rigorosa, (iii) não cumpra quaisquer das exigências formais mencionadas acima (referentes a, por exemplo, formatação, limite de páginas, e anonimato no corpo do artigo e no arquivo), (iv) apresente uma redação descuidada ou prolixa, ou (v) não se alinhe ao escopo da revista.

Dado o número elevado de submissões e a escassa disponibilidade de avaliadores, há a expectativa de que autores cujos trabalhos sejam aceitos para publicação na revista venham a colaborar como avaliadores.

Se a decisão da primeira rodada for a revisão e ressubmissão do artigo, a nova versão deve ser entregue em até quatro meses, prazo após o qual o artigo poderá ser excluído do processo de avaliação.

A ressubmissão de uma nova versão deve vir acompanhada de um texto endereçado a cada um dos avaliadores, no qual o autor deve especificar as alterações realizadas à luz das recomendações e críticas recebidas (reportando as correspondentes localizações nas páginas do artigo) e apresentar argumentações circunstanciadas sobretudo a respeito de questões em que os avaliadores não foram atendidos. O arquivo com a nova versão deve destacar as modificações em negrito ou em outra cor.   

 

Sobre os artigos aceitos

As provas digitais dos artigos aceitos para publicação serão remetidas ao autor, que deverá fazer a verificação em até 30 dias. Não havendo manifestação do autor, o artigo será publicado no formato das provas.


Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.