A Teoria Protoindustrial

origem, desenvolvimento e atualidade

Palavras-chave: Protoindústria. Industrialização. Indústria rural. Revolução Industrial. Putting-out System.

Resumo

Antes da Revolução Industrial propriamente dita, a indústria estava em expansão na Europa tanto em produto total como em mão de obra ocupada. Essa expansão ocorreu sob um regime produtivo bastante diferente do que viria a caracterizar a Revolução Industrial. Franklin Mendels batizou esse regime de protoindústria e defendeu que seu desenvolvimento foi um catalisador para a industrialização moderna posterior. Mendels criou assim uma linha de pesquisa que foi desenvolvida e criticada por diversos autores. Este trabalho retoma a teoria protoindustrial e seus principais desenvolvimentos assim como reavalia suas críticas e seu poder heurístico atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Lima de Medeiros, Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Douturando de economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado e graduação em economia na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente focado em história da economia.

Luiz Carlos Delorme Prado, Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Ph.D em Economia pela Universidade de Londres (Queen Mary College); Mestre em Engenharia de Produção pela COPPE-UFRJ, Graduado em Economia e Direito. Membro do GDEC – Grupo de Pesquisa em Direito Economia e Concorrência do IE-UFRJ, Ex-Conselheiro do CADE, Ex-Presidente do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento, Ex-Presidente do Conselho Federal de Economia. Publicou um grande número de artigos acadêmicos nas áreas de História Econômica, Economia da Concorrência e a Regulação, Desenvolvimento Econômico e Comércio Internacional.

 
Publicado
2019-03-11
Seção
Artigo