O que os países desenvolvidos podem aprender com a indexação

Autores

  • Don Patinkin Universidade Hebraica de Jerusalém Autor

Resumo

Quando ouvi o discurso de abertura desta conferencia, proferido por Affonso Pastore, tive a impressão de que tínhamos vindo dos quatro cantos do mundo para ouvir o Evangelho da Indexação, segundo São Paulo. Sendo este o caso, entendi ser necessário lembrar que, historicamente, o Evangelho de São Paulo se originou de sermões ministrados em Jerusalém. Da mesma forma, como Ephraim Kleiman explicou em seu trabalho, a indexação vem sendo um fenômeno familiar em Israel há mais de três décadas, remontando ao período da Segunda Guerra Mundial. Consequentemente, o que gostaria de fazer nestas observagoes finais e tirar proveito da experiencia com a indexagao de ambos os países — o que aprendi sobre o Brasil nesta conferência, aliado ao que sei sobre meu proprio país — para verificar que ligoes as economias mais avangadas podem aprender. Somente lastimo que, devido a falta de conhecimenlo, eu não possa basear minha discussão também na experiência finlandesa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

DAER, W. e BECKHRMAN, P. — "Indexing in Brazil", World Development, II, N.o 10-12, outubro-dezembro, 1974, pp. 35-47.

BRENNER, R. e PATINKIN, D. — "Indexation in Israel", Universidade Hebraica de Jerusalem, Departamento de Economia, Relatório de Pesquisa Nº 76: Trabalho apresentado na Conferência da Associação Economica Intemacional sobre "Teoria da Inflação e Política Antiinflacionária", Saltsjobaden, Suécia, 28 de agosto — 3 de setembro, 1975.

CAGAN, P. — "The Monetary Dynamics of Hyperinflation" in Studies in the Quantity Theory of Money, ed. Milton Friedman,

Chicago: Editora da Universidade de Chicago, 1956.

FISHER, I. — Stable Money, Nova lorque: Adelphi Press, 1934.

FISHER, I "The Demand for Indexed Bonds", Journal of Political Economy, LXXXIII, Nº 3, pp. 509-534.

FISHLOW, A. — "Indexing Brazilian Style: Inflation without Tears?", Brookings Papers on Economic Activity, Nº 1, 1974, pp.

-282.

LEVHARI, D. e LTVTATAN, N. — "Some Further Aspects of the Theory of Indexed Bonds", Universidade Hebraica de Jerusalem, Departamento de Economia, trabalho apresentado na Conferência da Associação Internacional de Economia sobre "Teoria da Inflação e Política Antiinflacionária", Saltsjobaden, Suécia, 28 de agosto — 3 de setembro, 1975.

REEVE, J. — Monetary Reform Movements, Washington, D.C.: The Bonds", Universidade Hebraica de Jerusalém, Departamento de Economia, Trabalho em Andamento Nº 67, 1975.

REEVE, J. — Monetary Reform Moviments, Washington, D.C.: The American Council on Public Affairs, 1943.

SIMONS, Henry C. — Personal Income Taxation: The Definition of Income as a Problem of Fiscal Policy, Chicago: Editora da Universidade de Chicago, 1938.

Downloads

Publicado

01-04-1976

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Patinkin, D. (1976). O que os países desenvolvidos podem aprender com a indexação. Estudos Econômicos (São Paulo), 6(1), 1-14. https://revistas.usp.br/ee/article/view/147407