Arte moderna e arte japonesa: assimilações da alteridade

Autores

  • José D 'Assunção Barros Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/ej.v27i0.141791

Palavras-chave:

Arte Moderna Alteridade, Arte Japonesa, Imagem, Representação.

Resumo

Este artigo busca esclarecer e discutir as relações entre a Arte Moderna e a arte japonesa. Mostra-se como, em contraste com a estética e com os modos de representação clássico e romântico, um dos pontos de ruptura de toda uma série de artistas ocidentais, que já podem ser classificados como modernos, foi precisamente urna nova postura com relação à Arte de outros povos, sendo que neste aspecto a assimilação da arte japonesa teria desempenhado um papel particularmente exemplar e transformador para a renovação da Arte Moderna ocidental desde a época dos pintores impressionistas..Neste sentido, demonstra-se como, a partir desta assimilação de alteridades artísticas como a japonesa, os modernos artistas ocidentais conseguiram recriar a sua própria arte.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • José D 'Assunção Barros, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
    Doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, nos Cursos de Mestrado e Graduação em História.

Downloads

Edição

Seção

não definida

Como Citar

Arte moderna e arte japonesa: assimilações da alteridade. (2007). Estudos Japoneses, 27, 77-96. https://doi.org/10.11606/ej.v27i0.141791