A família tosa e a construção de uma arte japonesa

Autores

  • Madalena Natsuko Hashimoto Cordaro

DOI:

https://doi.org/10.11606/ej.v0i21.142777

Palavras-chave:

pintura japonesa (yamato-e), pintura-mulher (onna-e), pintura chinesa (kara-e), pintura-homem (otoko-e), tópicas sazonais (shiki-e), pintura-pássaros-e-flores (kachôga), pintura-usos-e-costumes (füzoku-ga), poesia e narrativas japonesas.

Resumo

Estuda-se o engendramento de uma arte tipicamente japonesa após o contato com a China, através do estudo da pintura da família Tosa, suas tópicas sazonais e as tópicas poéticas a ela associadas. Compreende-se yamato-e, pintura japonesa, como arte em oposição a kara-e, a arte do continente (China). O caráter ornamental, a organização de famílias de pintura, sua transmissão de conhecimentos e a presença simultânea de palavra, caligrafia e pintura que associa literatura e arte são analisados em termos de uma tradição longeva na história da arte no Japão.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Edição

Seção

não definida

Como Citar

A família tosa e a construção de uma arte japonesa. (2001). Estudos Japoneses, 21, 35-63. https://doi.org/10.11606/ej.v0i21.142777