Aspectos do romantismo no Japão - um estudo sobre o autor Shimazaki Tôson e sua obra Wakanashü

Autores

  • Eliane Toshie Korogui Yamamoto Universidade de São Paulo. Faculdade de Filodofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/ej.v0i22.142852

Palavras-chave:

Literatura japonesa, literatura moderna, período Meiji, modernização, Romantismo, waka, shintaishi e Shimazaki Tôson.

Resumo

Durante o Período Meiji2, houve uma tentativa de modernização no Japão por meio da introdução em grande escala de técnicas, filosofias e ideologias do ocidente. No plano da literatura, houve também a introdução de diversas correntes literárias como o romantismo, o naturalismo, o realismo entre outros, que chegaram ao Japão quase concomitantemente. Três foram os principais grupos literários japoneses que aderiram ao romantismo: o Bungakukai, o Myôjô e o Subaru. Shimazaki Tôson foi fundador e idealizador do primeiro grupo e destacou-se por desenvolver e produzir poemas românticos inovadores que seguem o modelo denominado sh in ta ish i3(nova forma poética). Neste trabalho, nosso objetivo foi caracterizar o romantismo japonês, estabelecendo fatos que evidenciem a influência do romantismo ocidental (França, Inglaterra e Alemanha) sobre o escritor denominado romântico Shimazaki Tôson.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eliane Toshie Korogui Yamamoto, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filodofia, Letras e Ciências Humanas
    Mestranda na área de Língua, Literatura e Cultura Japonesa pela Faculdade de Filodofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo - FFLCH-USP.

Downloads

Edição

Seção

não definida

Como Citar

Aspectos do romantismo no Japão - um estudo sobre o autor Shimazaki Tôson e sua obra Wakanashü. (2002). Estudos Japoneses, 22, 39-57. https://doi.org/10.11606/ej.v0i22.142852