As condições de aceitação da culinária japonesa na cidade de São Paulo - por que os brasileiros começaram a apreciar a culinária japonesa?

Autores

  • Koichi Mori

DOI:

https://doi.org/10.11606/ej.v0i23.142911

Palavras-chave:

culinária japonesa, etnicidade,imigração japonesa costumes, mudança sócio-econômico-cultural da Cidade de São Paulo.

Resumo

No Brasil,a culinária japonesa era um cultural set “consumido” somente dentro da comunidade nikkei até a década de 70. Mas,a partir da década de 80, ela também começar a ser apreciada pelos brasileiros não-nikkeis, principalmente dos de classe média e alta. Hoje, existem mais de 600 restaurantes japoneses na cidade de São Paulo, e este número já ultrapassou o de churrascarias- Por que razões os brasileiros não-nikkeis começaram a apreciar esta culinária (por exemplo, sushi e sashimi), que antes era considerada esquisita, exótica e até mesmo “incomível”? Este artigo tenta interpretar este fenômeno sob a ponto de vista sociologico e antropólogico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Edição

Seção

não definida

Como Citar

As condições de aceitação da culinária japonesa na cidade de São Paulo - por que os brasileiros começaram a apreciar a culinária japonesa?. (2003). Estudos Japoneses, 23, 7-22. https://doi.org/10.11606/ej.v0i23.142911