A gestão da escolarização dos filhos: considerações sobre as experiências de escolarização bem sucedidas entre famílias de descendentes japoneses

Autores

  • Hiromi Shibata Universidade Paulista

DOI:

https://doi.org/10.11606/ej.v0i32.143099

Palavras-chave:

prática educativa familiar, descendentes japoneses, estratégias de escolarização, capital cultural, sucesso escolar.

Resumo

O objetivo do artigo foi o de destacar o relato de duas experiências familiares desenvolvidas em espaços sociais e históricos distintos para examinar as correlações entre práticas educativas adotadas pelos pais e o bom desempenho escolar dos filhos. Com base em Pierre Bourdieu buscou-se investigar as formas de gestão familiar para assegurar a escolarização dos filhos, observando-se a importância do capital cultural legado pela família para o êxito escolar. A observação das práticas educativas adotadas pelos pais permitiu afirmar que o êxito escolar dependeu não só do trabalho da transmissão da herança familiar, na qual se incluem aspectos da tradição cultural japonesa mas, sobretudo do modo como essas disposições foram incorporadas para se constituírem em estratégias de escolarização bem sucedidas,na forma de competências familiares.

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Biografia do Autor

  • Hiromi Shibata, Universidade Paulista
    Docente do Curso de Pedagogia da Universidade Paulista (UNIP-SP).

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Edição

Seção

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Como Citar

A gestão da escolarização dos filhos: considerações sobre as experiências de escolarização bem sucedidas entre famílias de descendentes japoneses. (2012). Estudos Japoneses, 32, 61-76. https://doi.org/10.11606/ej.v0i32.143099