A geometria do universo: tempo e espaço em Avalovara e em 1Q84

Autores

  • Cacio José Ferreira Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.11606/ej.v0i37.147818

Palavras-chave:

Osman Lins, Avalovara, Haruki Murakami, 1Q84, Espaço e tempo

Resumo

O presente artigo investiga comparativamente as obras Avalovara, de Osman Lins, e 1Q84, de Haruki Murakami, sob a perspectiva de especificidades dos discursos nos dois romances em contraste, buscando identificar traços de tempo e espaço comuns, significativos e relevantes que se estabelecem no terreno da criação e intertextualidade, a fim de, por meio do estudo aprofundado e do desvendamento das questões temporais e espaciais, perceber as diferenças, assim reconhecendo elementos fundantes do território literário dos autores, em suas searas criativas e ideológicas, que obviamente se conectam com todo o entorno – os seus tempos e os seus espaços. Dessa forma, compreendendo as relações quanto à questão temporal, espacial, à geometria, à duplicidade e aos textos, cada qual à sua maneira, localizando traços de similaridade na arquitetura das obras.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cacio José Ferreira, Universidade Federal do Amazonas

    Mestre em Literatura pela Universidade de Brasília e professor de Letras – Língua e Literatura Japonesa da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Downloads

Publicado

2018-06-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A geometria do universo: tempo e espaço em Avalovara e em 1Q84. (2018). Estudos Japoneses, 37, 9-18. https://doi.org/10.11606/ej.v0i37.147818