Ações influentes na aquisição da oralidade em Língua Japonesa como LE

Autores

  • Lincoln Ferreira de Araújo
  • Kyoko Sekino Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.11606/ej.v0i37.147824

Palavras-chave:

Aquisição da LE, Oralidade, Métodos, Estratégias, Autonomia.

Resumo

Este trabalho propõe-se a investigar ações de aprendizagem de uma sala de aula de um curso de língua japonesa, a qual possui como foco a aquisição da oralidade. Baseado em Brown (2000; 2007) e Benson (2001) dentre outros, nossa pesquisa objetiva observar a relação entre os métodos utilizados pelo professor e o desenvolvimento oral de alunos iniciantes. Por meio do método de observação direta, de questionários e de aplicação de testes orais, identificou-se que os métodos utilizados pelo professor geram efeitos tanto positivos quanto negativos. Notou-se que, ao se identificar uma dificuldade dos alunos, o professor imediatamente ajustou os seus métodos; como resultado, conduziu os alunos a aprenderem a língua alvo. Assim, verificou-se, no professor, uma variação de métodos e de técnicas em sala de aula. Ademais, notou-se que um dos fatores interessantes assistido foi a colaboração dos alunos em sala de aula, em que um ajudou o outro, auxiliando a turma adquirir a língua alvo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lincoln Ferreira de Araújo

    Graduado pela Universidade de Brasília (UnB), na Licenciatura em Japonês (LET), em 2015.

  • Kyoko Sekino, Universidade de Brasília

    Professora Doutora na Licenciatura em Japonês (LET) na Universidade de Brasília (UnB).

Downloads

Publicado

2017-06-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Ações influentes na aquisição da oralidade em Língua Japonesa como LE. (2017). Estudos Japoneses, 37, 43-68. https://doi.org/10.11606/ej.v0i37.147824