IMAGENS DO JAPÃO DO ORIENTALISMO AO COSMOPOLITISMO: UMA REVISÃO CRÍTICA DO NIHONJINRON

Palavras-chave: Imagens do Japão, Nihonjinron, Orientalismo, Cosmopolitismo, Estudos japoneses

Resumo

Partindo de uma genealogia do conhecimento ocidental sobre o Japão desde o período moderno até os dias de hoje, este artigo centra-se na análise do chamado “discurso da singularidade japonesa” (Nihonjinron), enfatizando o seu papel na construção de imagens do Japão no Ocidente e seu impacto na sociedade japonesa, com base na revisão crítica de uma bibliografia centrada na área de Estudos Japoneses e das Ciências Sociais. Neste processo, rastrearemos o desenvolvimento do Nihonjinron a partir do Orientalismo europeu, enraizado no processo de colonização e imperialismo, passando pelo nacionalismo cultural japonês do período pós-guerra, e sua crítica no contexto do desenvolvimento dos estudos pós-coloniais desde meados dos anos 1980. Finalmente, apontaremos para novas direções que se centram em uma abordagem multicultural e cosmopolita no estudo do Japão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liliana Morais, Tokyo Metropolitan University (TMU), Tóquio, Japão

Professora Adjunta e Pesquisadora Visitante no Departamento de Sociologia da Tokyo Metropolitan University (TMU), Tóquio, Japão; Professora Adjunta no Departamento de Arte da Temple University Japan (TUJ); Doutora em Sociologia pela Tokyo Metropolitan University (TMU); lilianagpmorais@gmail.com

Publicado
2019-11-10
Como Citar
Morais, L. (2019). IMAGENS DO JAPÃO DO ORIENTALISMO AO COSMOPOLITISMO: UMA REVISÃO CRÍTICA DO NIHONJINRON. Estudos Japoneses, (42), 93-111. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7125.v0i42p93-111
Seção
Artigos