Imagens do Japão do orientalismo ao cosmopolitismo: uma revisão crítica do Nihonjinron
DOI:
https://doi.org/10.11606/ej.v0i42.172446Palavras-chave:
Imagens do Japão, Nihonjinron, Orientalismo, Cosmopolitismo, Estudos japonesesResumo
Partindo de uma genealogia do conhecimento ocidental sobre o Japão desde o período moderno até os dias de hoje, este artigo centra-se na análise do chamado “discurso da singularidade japonesa” (Nihonjinron), enfatizando o seu papel na construção de imagens do Japão no Ocidente e seu impacto na sociedade japonesa, com base na revisão crítica de uma bibliografia centrada na área de Estudos Japoneses e das Ciências Sociais. Neste processo, rastrearemos o desenvolvimento do Nihonjinron a partir do Orientalismo europeu, enraizado no processo de colonização e imperialismo, passando pelo nacionalismo cultural japonês do período pós-guerra, e sua crítica no contexto do desenvolvimento dos estudos pós-coloniais desde meados dos anos 1980. Finalmente, apontaremos para novas direções que se centram em uma abordagem multicultural e cosmopolita no estudo do Japão.
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