Foco e Escopo


Condições para submissão

 

Como parte inerente do processo de submissão, as contribuições deverão apresentar-se de acordo com as seguintes condições. Os textos que não cumpram com algum desses requisitos não serão considerados pela Comissão Editorial da Revista Entrecaminos.

 

1. A contribuição deve ser original e inédita e não estar sendo avaliada por outra publicação.

 

2. Em caso de submissão às seções com avaliação por pares cega (Artigos e Ensaios), deve ser excluída qualquer marca de identificação do autor ao longo do texto. 

 

3. É de responsabilidade do(s) autor(es) os pontos de vista expressos no artigo ou ensaio, assim como o uso de imagens e citações. 

 

4. O texto deve ater-se aos requisitos bibliográficos e de estilo indicados nas Normas aos Autores e nas políticas específicas de cada seção. 

 

5. A submissão supõe o aceite das políticas editoriais da revista.

 

Ao enviar qualquer trabalho para publicação nesta revista, o(s) autor(es) se compromete(m) com sua originalidade,  se responsabilizando por qualquer litígio que surja desta publicação, assim como pela utilização de imagens, citações, transcrições e referências em seu texto, eximindo a Revista Entrecaminos e sua Comissão Editorial de qualquer responsabilidade sobre seu conteúdo.

Processo de Avaliação pelos Pares

Política de avaliação por pares cega

 

Os artigos e ensaios submetidos à Revista Entrecaminos serão avaliados por dois pareceristas ad hoc, em avaliação por pares cega. Tal sistema implica que os avaliadores desconhecem os autores dos trabalhos, assim como estes ignoram a identidade dos avaliadores. Será selecionado para publicação somente os textos que recebam dois pareceres favoráveis. Não obstante, é possível, em caso de discrepância entre as avaliações, que o texto seja analisado por um terceiro parecerista. O artigo ou ensaio poderá ser aceitorecusado ou aceito com reformulações, as quais poderão ser realizadas pelo autor dentro do prazo estipulado pela Comissão Editorial. A referida comissão se reserva ao direito de realizar pequenas alterações nos originais com o objetivo de alcançar uma melhor edição.

Por sua parte, os trabalhos submetidos às seções Resenhas, Traduções e Criação literária serão avaliados pelos membros da Comissão Editorial.

Com o envio de material para publicação, o(s) autor(es) cede(m) seus direitos à revista; entretanto, a Revista Entrecaminos autoriza a publicação do texto em outros meios, seja de forma parcial ou total, sempre que se faça referência à publicação original em nossa revista.

Ao enviar o trabalho, portanto, o(s) autor(es) manifesta(m) sua conformidade com a política editorial da revista e as presentes condições.

Com o envio de material para publicação, o(s) autor(es) cede(m) seus direitos à revista; entretanto, a Revista Entrecaminos autoriza a publicação do texto em outros meios, seja de forma parcial ou total, sempre que se faça referência à publicação original em nossa revista.

Ao enviar o trabalho, portanto, o(s) autor(es) manifesta(m) sua conformidade com a política editorial da revista e as presentes condições.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Revista Entrecaminos

Revista Entrecaminos é uma revista eletrônica fundada em 2013 por discentes e egressos do Programa de Pós-Graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. A revista publica exclusivamente trabalhos de alunos matriculados em programas de pós-graduação (nacionais ou estrangeiros). Seu interesse está em estudos e reflexões relacionados à língua espanhola, às literaturas espanhola e hispano-americana, à tradução e aos estudos culturais vinculados ao hispanismo. A intenção da publicação é criar um espaço de interlocução e circulação da produção científica discente realizada no Brasil e no mundo sobre aspectos relativos aos universos linguístico, literário e cultural do mundo hispano-falante.