O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Condições para submissão

     

    Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir.

    As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

    1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

     

    1. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (.doc ).

     

    1. URLs para as referências foram informadas quando possível.

     

    1. O texto está digitado em página A4, fonte Calibri, corpo 12, espaçamento 1,5 cm, com margens esquerda/direita 2,5 cm, cabeçalho/rodapé 3 cm.

     

    1. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

     

    1. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Avaliação pelos pares cega foram seguidas.

     

    Política de Privacidade

     

    Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

  • Início: escolher a Seção (Artigos, Ensaios, Resenhas, Traduções, Anais das Jornadas, Criação Literária), aceitar as Condições para Submissão e a Declaração de Direito Autoral e escrever Comentários para o Editor (opcional).

  • Transferência do Manuscrito: anexar o trabalho (em formato .doc) no site e clicar em Transferir.
  • Inclusão de Metadados: informações sobre os Autores, Inclusão de Autor (se houver co-autoria), Título e Resumo, Indexação, Agências de Fomento (se houver) e Referências.
  • Transferência de Documentos Suplementares: destinado para o envio de imagens (que não possuam direito autoral) e de quadros e tabelas, desde que pertinente ao trabalho (a Comissão Editorial se reserva ao direito de rejeitar imagens que não tenham relação com o trabalho apresentado); e para o envio de declaração de ineditismo da tradução ou autorização do autor da obra traduzida.
  • Confirmação: verificar os passos anteriores e Concluir submissão.

Diretrizes para Autores

PASSO A PASSO COMO SUBMETER OS TRABALHOS VIA PORTAL

 

A submissão de trabalhos será feita unicamente pelo sítio. O autor deve cadastrar-se na revista selecionando a opção autor, gerar login e senha (http://revistas.usp.br/entrecaminos/user/register). Ao fazer o login, será direcionado à Página do Usuário, na qual deverá clicar em [Nova submissão].

O processo de submissão divide-se em cinco passos. O autor deve preencher todos os passos adequadamente. O não cumprimento dessa exigência acarretará na rejeição do trabalho.

 

Diretrizes para Autores

 

1. Os trabalhos devem estar digitados em página A4, fonte Calibri, corpo 12, espaçamento 1,5 cm, com margens esquerda/direita 2,5 cm, cabeçalho/rodapé 3 cm, em formato Microsoft Word (.doc). As páginas não devem ser numeradas e não deve haver dados referentes ao autor – isso é realizado na Inclusão de Metadados.

 

2. Quadros, mapas, tabelas, imagens etc. devem ser enviados em arquivo separado, com indicações claras, ao longo do texto, dos locais em que devem ser incluídos. No caso das fotografias, devem estar digitalizadas com resolução acima de 300dpi, formato .JPG desde que sejam de uso livre, sem direito autoral.

 

3. As notas e citações são enquadradas pelo padrão da norma ABNT. É indispensável que os autores atentem minuciosamente para a forma de apresentar as notas e citações no corpo do texto.

 

3.1. Notas: As notas destinam-se a prestar esclarecimentos ou fazer considerações que não devam ser incluídas no texto para não interromper a sequência lógica da leitura. Devem ser reduzidas ao mínimo, estar dispostas em ordem numérica e inseridas na própria página e não ao final do documento.

 

Obs: Não colocar as referências em notas, isso confunde os indexadores de citações internacionais.

 

3.2. Citações: As citações dispostas no meio do texto devem seguir o padrão: (autor, ano da obra, número da página). Por exemplo: (BAJTÍN, 2008, p. 300). Caso exista a repetição de um mesmo autor em citações sucessivas deverá repetir-se o formato (autor, ano da obra, número da página). Não serão utilizados os termos "Ibid, Idem", "Id.", "Ibidem" ou "Opus cit.".

 

As citações com mais de três linhas deverão ganhar um parágrafo separado com recuo em todo o parágrafo de 3,0 cm em ambas as margens, com espaçamento entre linhas de 1,0 cm e tamanho 10. As citações com tal parágrafo separado não devem ser envolvidas por aspas e nem devem estar em itálico.

 

4. As referências bibliográficas devem vir ao final do trabalho, listadas em ordem alfabética, obedecendo aos seguintes padrões exemplificados, segundo as normas da ABNT. Seguem exemplos:

 

4.1. Livros:

 

HALLIDAY, M.A.K. Language as a social semiotic. The social interpretation of language and meaning. Londres, E. Arnold, 1978.

 

FANJUL, A. Português e espanhol. Línguas próximas sob o olhar discursivo. São Carlos: Claraluz, 2002.

 

4.2 Trabalhos em coletâneas:

 

BAJTÍN, M. El problema de los géneros discursivos. In: Estética de la creación verbal. Trad. Tatiana Bubnova. 2 ed. Buenos Aires: Siglo XXI, 2008, p. 245-290.

 

FOUCAULT, M. O que é um autor? Lisboa: Veja Editora, 2ª. ed., 1992. Fonte: http://fido.rockymedia.net/anthro/foucault_autor.pdf. Acesso em 15/05/2012.

 

NÚÑEZ, R. E.; SWEETSER, E. With the Future Behind Them: Convergent Evidence From Aymara Language and Gesture in the Crosslinguistic Comparison of Spatial Construals of Time. In:  Cognitive Science: A Multidisciplinary Journal, Volume 30, Issue 3 M, 2006, p. 401-450.

 

4.3. Artigos em periódicos (versões impressa e eletrônica):

 

KULIKOWSKI, M. Z. M. & MAIA GONZÁLEZ, N. T. &. Español para brasileños. Sobre dónde determinar la justa medida de una cercanía. In: Anuario Brasileño de Estudios Hispánicos. SP, ABEH, 1999. p. 11-18.

 

SERRANI, S. Análise de ressonâncias discursivas em micro-cenas para estudo da identidade linguístico-cultural. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, N 24, julho - dezembro de 1994. p.79-90    

 

4.4. Teses ou dissertações acadêmicas:

 

CELADA, M.T. O espanhol para o brasileiro. Uma língua singularmente estrangeira. Tese de doutorado em Linguística. Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2002.

Política de Privacidade

Política de privacidade

 

Os nomes, endereços e outras informações proporcionadas durante o processo de submissão serão utilizados exclusivamente para fins de inscrição da publicação, ficando excluída a possibilidade de utilizar tais informações para quaisquer outros propósitos.