A cidade moderna na visão de Roberto Arlt

  • Bruno Cruz Santana Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Cidade, Roberto Arlt, Buenos Aires, Crônica, Conto

Resumo

Este trabalho tem como objetivo estudar as visões da cidade moderna que se desdobram nas crônicas e nos contos de Roberto Arlt, produzidos entre os anos 1920 e 1930. Nestes textos está em foco a cidade de Buenos Aires, num período de intensas transformações políticas, econômicas e sociais provocadas pelos processos de modernização. O estudo das imagens deste novo espaço significa pensar as vanguardas latino-americanas como movimento artístico, embora heterogêneo, definido desde um lugar-comum, a cidade moderna.

Para isso, este estudo focalizará a relação entre crônica e conto, indicadora de uma mescla discursiva moderna que responde aos processos de modernização nos centros urbanos e de legitimação da literatura. A partir disto, voltamos à pergunta sobre a escrita literária no exercício de uma escrita híbrida e flexível que é a crônica moderna, especialmente, o importante papel da crônica na observação das novas experiências urbanas, num processo onde literatura e jornal se inter-relacionam na tentativa de representar a cidade.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Cruz Santana, Universidade de São Paulo

Mestrando de Letras da área de Lingua e Literaturas Espanhola e Hispano-smericana, na Universidade de São Paulo.

Referências

ARLT, Roberto. Arlt fundamental. 1ª ed. – Buenos Aires: Aguilar, Altea, Taurus, Alfaguara, 2010.

ARLT, Roberto. El Jorobadito y otros cuentos. 1ª.ed. Buenos Aires. Editorial Losada, S.A., 2006.

GELADO, Viviana. Poéticas da transgressão: vanguarda e cultura popular nos anos 20 na América Latina. São Carlos, SP: EdUFSCar, 2006.

LANCELOTTI, Mario. De Poe a Kafka. Para una teoría del cuento. Buenos Aires: EUDEBA, 1968.

MORSE, Richard e HARDOY, Jorge Henrique, Cultura urbana latino-americana, Buenos Aires, 1985.

RAMOS, Julio, Desencontros da modernidade na América Latina: literatura e políti-ca no século 19. Trad. Rômulo Monte Alto, Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.

Publicado
2017-08-25
Como Citar
Santana, B. (2017). A cidade moderna na visão de Roberto Arlt. Revista Entrecaminos, 2(1), 128-140. https://doi.org/10.11606/issn.2447-9748.v2i1p128-140
Seção
Anais das Jornadas