Da zamacueca à cueca sola: sujeitos políticos na cultura popular latino-americana

Autores

  • Danilo Mataveli Universidade Federal do Rio de Janeiro. Faculdade de Letras

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-9748.v4i1p190-202

Palavras-chave:

Cultura popular, América Latina, Cueca

Resumo

Tradicionalmente dançada por um casal (pareja) – uma de suas marcas mais tradicionais –, a cueca é um estilo de música e dança que se tornou uma das forças poéticas mais populares no Chile. Expressão folclórica cujas origens remontam ao século XVIII, a cueca também se caracteriza por ser uma manifestação cultural tipicamente ligada ao campesinato. Este trabalho apresenta uma breve história da cueca, com foco em suas principais variações históricas e nas interpretações políticas e sociais. O objetivo é analisar o aspecto político dessa manifestação popular e a relevância do seu caráter poético como modo de organização coletiva de sujeitos políticos. O argumento central do trabalho se baseia na noção de que a cueca possui, como muitas outras manifestações da cultura popular, uma energia caótica e um carácter disruptivo cuja apreensão pelo poder nem sempre pode ser realizada de maneira pacífica ou completa.

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Publicado

2020-11-24

Edição

Seção

LINGUAGENS E FRONTEIRAS

Como Citar

Da zamacueca à cueca sola: sujeitos políticos na cultura popular latino-americana. (2020). Revista Entrecaminos, 4(1), 190-202. https://doi.org/10.11606/issn.2447-9748.v4i1p190-202