Octavio Paz e a busca da presença

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-9748.v4i1p71-85

Palavras-chave:

Presença, instante, presente, poesia, história

Resumo

Este texto visa a explorar a significação da noção de presente, presença e instante para Octavio Paz (1914-1998), poeta mexicano e ensaísta crítico. Em suas Obras Completas (1991), Paz nomeou o primeiro volume La casa da la presencia. Iniciamos este ensaio com uma exegese do título que, a nosso ver, é uma das muitas metáforas que o mexicano atribuiu à poesia e também uma importante chave de compreensão do seu pensamento. A poesia, manancial de sentidos e significados, seria, portanto, o local por excelência da experiência do presente: marcado por um alargamento sensorial e pela nietzschiana “eterna vivacidade”. Para Paz, o ser humano é tempo, em sua forma de ser e existir. Por estas razões, Paz pode ser considerado um autor que, na sua interpretação do contemporâneo, propõe uma visão de tempo que se coaduna à sua poética, a qual classificamos como uma poética do instante, uma vez que faz do instante poético o núcleo da experiência sensível, isto é, experiência estética da vivacidade e da transmutação do próprio tempo, bem como da história. Compreender o tempo em Paz implica em responder, também, à questão: seria o instante temporal evocado pela poesia um recorte sincrônico – entendido como justaposição – ou o poeta, em sua pretensão de totalidade, busca tor- nar a palavra uma unidade do absoluto? A nosso ver, a experiência da presençaguarda uma resposta para esse par tensionado, que exploramos neste ensaio, além de outras questões que constituem a experiência da presença, objetivo último do poeta.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Vinícius de Oliveira Prado, Universidade de São Paulo

    Possui bacharel e licenciatura em Filosofia pela Universidade de São Paulo. É mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da mesma universidade, onde desenvolve pesquisa na área de Estética intitulada "Octavio Paz e a compreensão da natureza temporal do instante", sob orientação do Prof. Dr. Celso Fernando Favaretto. Além disso, é graduando do curso de Letras, onde cursa as habilitações de francês e português.  

Referências

LE BRUN, Annie. História de um desastre In BRETON, André. Nadja. São Paulo: Cosac Naify, 2012.

BORGES, Jorge Luis. Nova antologia pessoal. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

PAZ, Octavio. A busca do presente. Trad e org. Eduardo Jardim. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2017.

PAZ, Octavio. La casa de la presencia: poesía e historia. Obras Completas, vol. I. Ciudad de Mexico: Fondo de cultura económica, 2003.

PAZ, Octavio. La llama doble. Barcelona: Seix Barral, 1993.

PAZ, Octavio. O Labirinto da Solidão. Trad. Ari Roitman e Paulina Wacht. São Paulo: Cosac Naify, 2014.

PAZ, Octavio. Noturno de San Ildefonso. Trad. Horácio Costa. Revista O que nos faz pensar? – PUC. Rio de Janeiro, 2015.

Downloads

Publicado

2020-11-24

Edição

Seção

POIESIS

Como Citar