A gestão acadêmica da pós-graduação lato sensu: o papel do coordenador para a qualidade dos cursos

Autores

  • Marília Fonseca Universidade de Brasília
  • Dirce Mendes da Fonseca Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-9702201603136263

Resumo

O texto tem com o foco de análise o papel e a concepção dos cursos de pós-graduação lato sensu a partir de sua contextualização e dos marcos regulatórios. Destaca a função acadêmica atribuída às instituições de ensino e aos gestores, com vistas a refletir sobre as funções políticas, administrativas e pedagógicas de coordenadores de cursos de pós-graduação, com especial destaque para os cursos lato sensu. O referencial metodológico utilizado tomou como base os pareceres, as resoluções e portarias emitidas pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), a partir dos anos 1960. Examinou, ainda, a literatura voltada para a análise crítica sobre a normatização dos cursos. O artigo reflete sobre a contração do financiamento da educação superior na década de 1990, o que facilitou o aumento expressivo de instituições privadas e, particularmente, a proliferação de cursos lato sensu, entre eles, os cursos corporativos oferecidos por instituições públicas. Essa ocorrência, somada à inexistência de regulamentação para a oferta, traz riscos para a qualidade desses cursos. O texto evoca as responsabilidades de coordenadores e gestores de cursos pela garantia da qualidade dos cursos, intensificando a interlocução entre teoria e prática, a articulação entre conteúdos e o mundo do trabalho, e, essencialmente, a dimensão formativa do aluno, que supõe prepará-lo para o exercício da ética e da cidadania em quaisquer das dimensões sociais em que venha a inserir-se no futuro.

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Publicado

2016-03-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A gestão acadêmica da pós-graduação lato sensu: o papel do coordenador para a qualidade dos cursos . (2016). Educação E Pesquisa, 42(1), 151-164. https://doi.org/10.1590/S1517-9702201603136263