Escrita de micronarrativas biográficas de viajantes luso-brasileiros: aproximações entre história das ciências no Brasil e ensino

Autores

  • Ermelinda Moutinho Pataca Universidade de São Paulo
  • Cristiane Borges de Oliveira Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-9702201603137074

Resumo

O presente trabalho sobre as Viagens filosóficas portuguesas ao Brasil no século XVIII tem o objetivo de expandir as temáticas e abordagens da história das ciências no Brasil, abrindo espaço para o debate sobre como o trabalho com as práticas, técnicas e representações científicas possibilita desenvolver metodologias de ensino que abordem temas brasileiros em seu contexto. A partir do material, retirado de um banco de dados biobibliográficos sobre os viajantes, traçamos redes de relações entre políticos, desenhistas, engenheiros, cartógrafos, gravadores, naturalistas e a população local. Para a divulgação dos dados, o material nos desafiou a pensar em propostas de escrita biográfica dos viajantes no ambiente virtual. O espaço permite que o trabalho afiance duas escalas de importância, ou seja, realce o papel particular dos viajantes, demonstrando singularidades, e garanta a análise dos contextos sociais pelas relações interpessoais na perspectiva espaço-temporal. No entremeio dos formatos biográficos e refletindo sobre o caráter híbrido do gênero, definimos que a formulação de micronarrativas asseguraria a escrita biográfica construída sobre os viajantes. A escrita de textos curtos será conduzida especialmente pela biografia modal, apontando as redes de relações sociais do sujeito, e pelos biografemas, caracterizados pela produção de uma impressão biográfica momentânea. Por um processo não-linear da História, a escrita biográfica e a criação de hiperlinks permitem que o caráter complexo das relações do período se reflitam nas micronarrativas formuladas.

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Publicado

2016-03-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Escrita de micronarrativas biográficas de viajantes luso-brasileiros: aproximações entre história das ciências no Brasil e ensino . (2016). Educação E Pesquisa, 42(1), 165-180. https://doi.org/10.1590/S1517-9702201603137074