Escola, ensino médio e juventude: a massificação de um sistema e a busca de sentido
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-9702201606139017Resumo
Este artigo resulta de um exercício de problematização acerca do ensino médio, no contexto contemporâneo, considerando sua massificação e, muitas vezes, a falta de sentido a ela atribuída pelos jovens alunos. Tomamos como referência pesquisas empíricas realizadas a respeito do tema e, também, algumas obras importantes, cujo foco é a crise da autoridade, estendida para o professor e para a escola e a consequente tensão geracional que daí decorre. Num segundo momento, buscamos refletir a respeito dos diferentes sentidos que a escola, como organização social e institucional, vem sofrendo a partir das mudanças sociais, culturais e políticas. Consideramos seu processo de massificação e a falta de sentido que os estudantes jovens, muitas vezes, apresentam como uma das questões que se pode colocar como explicativa da tensão no ambiente escolar. Como resultados, destacamos que, mesmo com a universalização do acesso ao ensino, com a ampliação da oferta compulsória, com o aumento do período de escolarização e, também, com a gradativa perda da autoridade por parte do professor e com as questões geracionais tensionadas na escola, somos levados a pensar que estamos em vias de constituir novos sentidos para a escola e para o ensino médio. Estamos tomando a situação de crise como um ativador de outras e novas configurações escolares, permeadas de valor para professores e jovens alunos.Downloads
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Publicado
2016-06-01
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
Escola, ensino médio e juventude: a massificação de um sistema e a busca de sentido . (2016). Educação E Pesquisa, 42(2), 331-342. https://doi.org/10.1590/S1517-9702201606139017