O pensamento de Dermeval Saviani e a educação em museus de ciências

Autores

  • Rafael Cava Mori Universidade Federal do ABC; Centro de Ciências Naturais e Humanas
  • Antonio Aprigio da Silva Curvelo Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-9702201604144612

Resumo

Este trabalho procura realizar um diálogo entre o pensamento do filósofo e educador brasileiro Dermeval Saviani e os estudos sobre a educação em museus e centros de ciências. Primeiramente, investigamos o desenvolvimento histórico dessas instituições para, em seguida, analisarmos, nas obras de Saviani, menções às formas não escolares de educação. A partir dos textos do educador brasileiro, e considerando os diferentes sentidos que a literatura confere às expressões educação informal e educação não formal, propõe-se que as modalidades de educação sejam situadas entre as categorias sistematizada / assistemática e escolar / não escolar. Assim, compreendendo-se a educação museal como uma modalidade de educação não escolar que vem se sistematizando, e a especificidade dos museus frente aos conceitos de conhecimento e cultura, são comentadas algumas possibilidades para que tais instituições colaborem para a democratização do saber, complementando e valorizando a educação científica escolar. Em acordo com a concepção crítica de Saviani, considera-se que os museus e centros de ciências, no estabelecimento de ações educativas, possam contribuir para a elevação da qualidade do ensino de ciências, estabelecendo uma relação comunicativa entre os saberes museais e os saberes escolares. Dessa maneira, não se dissolvem nem a especificidade da instituição museal enquanto guardiã do patrimônio da humanidade, nem a especificidade da escola enquanto transmissora da cultura para as novas gerações.

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Publicado

2016-06-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O pensamento de Dermeval Saviani e a educação em museus de ciências . (2016). Educação E Pesquisa, 42(2), 491-506. https://doi.org/10.1590/S1517-9702201604144612