Atividades em um centro de ciências: motivos estabelecidos por educadores, suas concepções e articulações com a escola

Autores

  • Geide Rosa Coelho Universidade Federal do Espírito Santo
  • Vitor de Carvalho Breda Universidade Federal do Espírito Santo
  • Thales Renan de Aguiar Brotto Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.1590/s1517-9702201606142837

Resumo

Esse estudo investiga os motivos que levam diferentes educadores a planejarem atividades com seus estudantes em um centro de ciências. Além disso, buscou-se: a) analisar as concepções desses educadores sobre o papel/função do centro de ciências; b) compreender, a partir das falas dos educadores, como se deu a sua participação durante a visita nesse espaço; c) identificar se há uma tentativa de articulação por parte dos educadores entre as ações desenvolvidas no contexto escolar e as atividades realizadas no centro de ciências. Trata-se de um estudo qualitativo de caráter exploratório. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 15 educadores após a visita realizada com seus estudantes em um centro de ciências da Grande Vitória, no estado do Espírito Santo. Os resultados evidenciaram que o principal motivo estabelecido pelos educadores ao planejar visitas com seus estudantes no centro investigado é a possibilidade de vincular a teoria, que é discutida e ensinada no contexto escolar, com situações práticas envolvendo demonstrações/experimentações que constituem os principais elementos mediadores desses espaços. Esse resultado aponta para uma necessidade de reflexão/formação dos educadores no sentido de repensar as potencialidades educativas dos centros de ciências e as possíveis articulações a serem desenvolvidas com vistas às práticas pedagógicas estabelecidas no contexto escolar.

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Publicado

2016-06-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Atividades em um centro de ciências: motivos estabelecidos por educadores, suas concepções e articulações com a escola . (2016). Educação E Pesquisa, 42(2), 525-538. https://doi.org/10.1590/s1517-9702201606142837