Gênero e história da educação: itinerários de Rebecca Rogers

  • Diana Vidal Universidade de São Paulo
  • Rafaela Rabelo Universidade de São Paulo
Palavras-chave: História da Educação, Gênero, Formação profissional, História transnacional, Biografia, International Standing Conference for the History of Education (ISCHE)

Resumo

Professora, desde 2006, de um dos mais prestigiados departamentos de educação franceses (Université Paris Descartes), Rebecca Rogers tem sua trajetória acadêmica marcada pelos estudos sobre mulheres e gênero, traçados sempre na relação com a história da educação. Nascida nos Estados Unidos da América, fez sua carreira na Europa, em particular na França. Cursou o doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales, sob a orientação de Dominique Julia. Iniciou a atividade docente na University of Iwoa. Em 1994, obteve uma posição na Université de Strasbourg como maitre de conference. Em 2015, assumiu a presidência da International Standing Conference for the History of Education (ISCHE), sociedade científica internacional de maior relevância na área de história da educação. Sua formação e trânsito na arena educativa, bem como as escolhas teóricas e metodológicas são abordadas nesta entrevista, que se estende ainda sobre as relações tramadas com pesquisadoras brasileiras em projetos realizados nas Faculdades de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP e Universidade de São Paulo. Os debates atuais sobre gênero emergentes na esfera pública na França e os desafios enfrentados pela investigação histórico-educativa, seja na dimensão de uma história transnacional da educação, seja na consolidação de um campo de pesquisa também emergem no discurso de Rebecca Rogers. Este rol de temáticas torna a entrevista densa em problematizações, abrindo um leque de interrogações que instigam o leitor na sua reflexão acerca do cenário político e acadêmico internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2018-01-01
Como Citar
Vidal, D., & Rabelo, R. (2018). Gênero e história da educação: itinerários de Rebecca Rogers. Educação E Pesquisa, 44, e44002001. https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844002001
Seção
Entrevista