Compartilhar, estudar, ampliar olhares

narrativas docentes sobre formação continuada

Autores

  • Gabriela Alves de Souza Vasconcelos dos Reis Secretaria Municipal de Educação de Itaboraí
  • Luciana Esmeralda Ostetto Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844180983

Palavras-chave:

Formação continuada, Educação Infantil, Teoria e prática, Narrativas autobiográficas, Políticas de formação docente

Resumo

A pesquisa que dá base ao presente artigo objetivou perscrutar sentidos e discutir contribuições da formação continuada para a prática pedagógica da educação infantil. Sustentada pelos aportes teórico-metodológicos das abordagens (auto)biográficas, privilegiou narrativas docentes, abrindo espaços para a memória, tecendo histórias de formação, de saberes e práticas, no encontro com professores e professoras que atuam na rede municipal de educação de Itaboraí - RJ. O material biográfico, configurando dados principais da pesquisa, foi gerado por meio de entrevistas narrativas que contemplaram aspectos relacionados à ação docente: fundamentos da educação infantil, conteúdos, objetivos, conhecimentos necessários à ação docente, fatores relacionados à sua aprendizagem e das crianças, papel do professor. Tomando como eixo de análise a relação entre teoria e prática presente nos percursos formativos docentes, os resultados apontam questões conceituais e formais, relacionadas a propostas de formação continuada: a formação continuada é percebida como lugar de pensar e refletir, de compartilhar saberes e experiências; não pode ser apenas repasse de metodologias, mas espaço-tempo de estudo; teoria e prática são articuladas quando são colocados em diálogo o cotidiano e as referências bibliográficas. Dentre os conteúdos elencados, chamam a atenção aqueles relacionados ao planejamento e à organização da rotina na educação infantil, os quais deveriam fazer parte dos estudos, continuamente, segundo as narrativas tecidas. As referidas indicações são potentes recomendações para se pensar e fundamentar a formulação de políticas públicas para a qualificação profissional docente.

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Publicado

2019-04-26

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Compartilhar, estudar, ampliar olhares: narrativas docentes sobre formação continuada. (2019). Educação E Pesquisa, 44, e180983. https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844180983