Grupos de pais-bebês nas creches como estratégia de promoção da saúde mental na primeira infância

Autores

  • Maria Eugênia Pesaro Universidade de São Paulo
  • Cristina Keiko Inafuku de Merletti Universidade de São Paulo
  • Fabiana Sampaio Pellicciari Universidade de São Paulo
  • Patrícia Moratti Universidade de São Paulo
  • Cecilia Leach Pimentel Universidade de São Paulo
  • Cristiane Palmeira de Oliveira Barreto Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844183424

Palavras-chave:

Psicanálise, Prevenção, Educação infantil, Intervenção precoce, Pais

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar a estratégia do grupo interativo pais-bebês em creches como intervenção psicanalítica possível para a promoção da saúde mental na primeira infância no campo educativo. Trata-se de um desdobramento da pesquisa Metodologia IRDI – uma intervenção com educadores de creche a partir da psicanálise, configurada como pesquisa APCC – acompanhamento pais-crianças em creches. Serão apresentadas três experiências, com diferentes engajamentos, tanto dos pais como das equipes, em Centros de Educação Infantil (CEI), fundamentadas em um dos princípios da educação terapêutica: sustentar nos pais o saber sobre seus filhos, para o fortalecimento do laço pais-bebês e para a constituição psíquica do bebê. Considerou-se, a partir das análises dessas três modalidades, que houve reposicionamento dos discursos dos pais sobre seus filhos como efeito da identificação entre pais e da interação entre eles e os bebês. O resultado foi o deslocamento das dificuldades dos bebês do campo da doença para o das dificuldades do desenvolvimento infantil, no qual os pais se tornam promotores de estratégias educativas para os bebês, apontando para o enlace possível entre psicanálise e educação no campo da saúde mental.

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Publicado

2019-04-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Grupos de pais-bebês nas creches como estratégia de promoção da saúde mental na primeira infância. (2019). Educação E Pesquisa, 44, e183424. https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844183424